O minoxidil é um dos medicamentos mais antigos para tratar a queda de cabelo. Esse medicamento estimula, a saúde capilar, o crescimento capilar porque aumenta o calibre dos vasos sanguíneos e melhora a circulação sanguínea no local, além de acelerar o início da fase de crescimento dos fios.
A solução de minoxidil pode ser usada somente com prescrição médica, pois a aplicação deve ser de forma controlada. São vários os casos em que se pode usar o minoxidil, inclusive pós cirurgia de transplante capilar. Continue conosco para entender mais!
Como funciona o minoxidil?
A princípio, essa substância era utilizada para baixar a pressão arterial e posteriormente foi descoberto que ela estimula o crescimento de fios e pêlos, uma vez que tem uma ação vasodilatadora.
No começo do tratamento, é comum que algumas pessoas apresentem queda de cabelo. Isso acontece devido ao shedding, ou seja, a antecipação da troca dos fios. Assim, em vez de o folículo demorar 3 meses para liberar o fio, ele é liberado pelo estímulo do minoxidil mais cedo.
A duração do shedding pode variar de pessoa para pessoa, mas é importante lembrar que trata-se de uma troca, não perda de cabelo e é um acontecimento temporário.
A tendência é que depois da ocorrência do shedding (que pode não ser percebida por todos que usarem a substância) a melhora no crescimento dos fios seja mais evidente.
Quem pode usar minoxidil?
O minoxidil é indicado para pessoas que têm um bom grau de reversão do problema da queda capilar. Assim, quem está quase ou totalmente calvo, ele não terá uma alta taxa de sucesso. Confira a seguir os quadros em que recomenda-se o uso do medicamento:
Minoxidil otimiza os resultados pós cirurgia de transplante capilar
O minoxidil costuma ser indicado como terapia complementar após o transplante capilar. Confira alguns dos motivos de esse medicamento ser recomendado depois do procedimento:
Melhora o crescimento do cabelo transplantado
O Minoxidil pode ser usado a partir de 2 semanas após a cirurgia de transplante capilar. Ele ajuda a fortalecer o cabelo recém implantado e também fazer com que ele cresça mais rápido. Basicamente, a solução funciona como uma espécie de adubo para os novos fios.
Elimina a perda de choque
Depois da cirurgia de transplante, o cabelo passa por várias fases antes de chegar no resultado desejado. É comum que nos primeiros meses ocorra a perda de choque, também conhecida por eflúvio telógeno, em que há a queda do cabelo enxertado. A solução de minoxidil é recomendada por muitos cirurgiões porque é capaz de reduzir a perda de cabelo nessa fase.
Controla a perda de cabelo esperada
O principal motivo para fazer uma cirurgia de transplante capilar é restaurar o cabelo perdido e não controlar a queda de cabelo no futuro. Se a pessoa é afetada pela perda de fios quando tem menos de 35 anos, há uma grande probabilidade de que a queda capilar volte a ocorrer mesmo após um procedimento de enxerto.
Por isso, muitos médicos recomendam o uso contínuo do minoxidil para impedir a perda de cabelo futuramente. O medicamento não regenera o cabelo novo, mas faz com que a queda dos fios seja menor.
Conheça o minoxidil manipulado por nossos especialistas
Aqui na Biostévi temos várias opções de loção de minoxidil com preços incríveis. Além de o medicamento ajudar no crescimento do cabelo, ele também promove a hidratação, força, brilho e elasticidade dos fios.
Nós somos uma das poucas farmácias que possui a Autorização da Anvisa para Manipular o Minoxidil. Envie a sua receita pelo nosso Whatsapp e receba o manipulado no conforto da sua casa.