Ganhar massa muscular é o desejo de vários homens e mulheres quando começam ou voltam a treinar, porém, a maioria comete o grande erro de fazer os exercícios físicos de forma não planejada.
Para ganhar massa muscular, a rotina é um pouco diferente de quem deseja perder peso, por exemplo. É preciso ter muita disciplina, além de seguir uma alimentação regrada e adequada ao objetivo.
Continue conosco, pois no artigo de hoje você vai descobrir como fazer atividade física para o ganho de massa muscular, quais alimentos incluir no cardápio diário e quais manipulados utilizar para facilitar e agilizar o processo!
Esses três termos costumam ser confundidos, porém possuem algumas diferenças. A massa muscular se refere aos músculos, que correspondem a 50% do nosso corpo e são responsáveis pela movimentação voluntária dele, e movimentação involuntária de órgãos (contração muscular do coração).
Apesar de a massa muscular ser usada como sinônimo de massa magra, é importante esclarecer que elas não são a mesma coisa. A massa magra é tudo aquilo do corpo que não é água ou gordura, como órgãos, músculos e tecidos.
Já a massa gorda se refere a composição corporal constituída de gordura. Mas ela não é necessariamente ruim, pois em quantidades adequadas a gordura realiza diversas funções essenciais, como manutenção da temperatura corporal e armazenamento de energia.
A dieta para aumentar a massa muscular deve incluir estratégias como consumir mais calorias do que se gasta, consumir gorduras boas e aumentar a quantidade de proteína ingerida durante o dia.
O ideal é procurar acompanhamento de um profissional especializado, como um nutricionista, para montar cardápios que dêem conta de repor todas as necessidades nutricionais e que sejam adequados aos objetivos da pessoa. Porém, alguns alimentos são recomendados para qualquer um que queira ganhar massa muscular:
O organismo precisa também de alimentos ricos em carboidrato, como macarrão ou pão integral, batata, batata doce, mandioca e inhame para ajudar a aumentar a energia e disposição física durante os treinos e melhorar a recuperação muscular após os exercícios.
Existem alguns exercícios que ajudam a ganhar massa muscular de forma mais rápida, além de ajudarem a aumentar a resistência física e resistência anaeróbica. São eles:
Em todos esses esportes, a principal dica é o planejamento. Para obter os resultados almejados, é preciso ter um controle dos treinos, levando em consideração ritmo, intensidade, volume, carga, formas de execução, etc.
Os treinos precisam acontecer de forma regular para ganhar massa muscular, sendo recomendado que sejam feitos de 3 a 5 vezes por semana e o mesmo grupo muscular seja trabalhado 1 a 2 vezes. Quando atingir o objetivo, o recomendado é não parar de treinar, pois a massa magra pode ser perdida entre 10 a 15 dias sem treino.
No momento em que a dor ou queimação aparece durante um exercício, é indicado não parar, pois nesse momento as fibras brancas dos músculos começam a ser rompidas, levando à hipertrofia durante o período de recuperação.
Porém, se a dor for em uma articulação utilizada para realizar o exercício ou em outro músculo que não esteja relacionado ao exercício, é recomendado parar ou diminuir a intensidade para evitar lesões.
O treino deve ser alterado a cada 4 ou 5 semanas para que seja evitada a adaptação do músculo. Desse modo, é importante que ao fim de 5 semanas o instrutor avalie o desempenho da pessoa e planeje uma nova estratégia de treinamento.
O uso de suplementos nutricionais é uma maneira excelente de complementar a alimentação porque melhoram o desempenho durante as atividades físicas e ainda contribuem para a recuperação do músculo, porém, eles só devem ser utilizados se recomendados por um profissional da saúde habilitado.
Aqui na Biostévi você encontra um kit de suplementos completo para os seus treinos. Ele conta com BCAA, glutamina e creatina, que juntos atuam no aumento de massa magra, melhora da resistência muscular e desempenho nas atividades físicas, melhora da capacidade anaeróbica, melhora da força e potência máxima e recuperação do músculo pós treino.
Além disso, os manipulados desse kit estimulam o bom funcionamento do sistema imunológico, tratam a disbiose intestinal, promovem o anabolismo proteico, reduzem a imunossupressão causada pelo exercício físico e aumentam a síntese de colágeno. Clique aqui para saber mais e garantir agora mesmo!