Chegamos no mês de novembro, em que temos a campanha Novembro Azul, marcada pela conscientização do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás somente do câncer de pele.
O câncer de próstata é também o câncer que mais mata, depois do câncer de pulmão. De 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.
Para 2022, são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por isso que, para mudar esse cenário, a campanha Novembro Azul todos os anos conscientiza homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde. Continue conosco para saber mais sobre o câncer de próstata, quais seus sintomas, fatores de risco, prevenção e tratamento.
O câncer de próstata se desenvolve quando células da próstata se multiplicam de forma anormal, formando um tumor maligno. 75% dos casos no mundo acontecem em homens a partir dos 65 anos de idade, mas se for detectado precocemente, as chances de cura são altas.
Não se sabe exatamente as causas do câncer de próstata, mas existem alguns fatores de risco que podem aumentar a chance de homens desenvolverem esse tipo de câncer, como:
Geralmente, o câncer de próstata não apresenta sinais e sintomas na fase inicial e evolui de forma silenciosa. Porém, quando apresenta, os mais comuns são:
Especialistas já comprovaram que uma dieta rica em frutas, verduras, grãos e legumes ajuda a diminuir o risco de câncer. Outros hábitos também são recomendados para prevenir o câncer de próstata, como não fumar, praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e manter o peso corporal adequado.
Mas a melhor forma de prevenir os prejuízos causados pelo câncer de próstata ainda é o diagnóstico precoce. Todo homem acima de 50 anos ou acima dos 45 anos, em caso de fatores de risco, deve consultar regularmente um urologista para que seja feito o diagnóstico.
Para o diagnóstico, o médico solicitará dois exames iniciais: o exame do toque retal, que consiste em avaliar tamanho, forma e textura da próstata, e o exame de PSA, que mede através do sangue a quantidade do antígeno prostático específico. Se o nível estiver elevado, pode significar câncer, mas também outras doenças benignas da próstata.
Caso o exame do toque retal e do PSA indicarem alguma suspeita, pode ser solicitado uma biópsia, em que uma amostra é retirada para ser analisada em laboratório. Outros exames também podem ser necessários, como a tomografia, a ressonância magnética e o eco-doppler colorido.
Aqui na Biostévi desenvolvemos manipulados exclusivos pensados na saúde masculina. Confira a seguir os produtos para você garantir e começar a se cuidar neste Novembro Azul!
Gostou do conteúdo? Acompanhe também a Biostévi nas redes sociais e fique sempre por dentro dos lançamentos e novidades!