A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou bactéria e até mesmo por conta de uma alteração autoimune, pelo consumo excessivo de medicamentos, álcool e outros tipos de droga.
Mas existem diferentes tipos de hepatite, quais são eles? Quais os sintomas, a prevenção e como é feito o tratamento? Continue lendo até o final para saber as respostas para essas perguntas.
Transmitida principalmente por água ou alimentos contaminados, apresenta sintomas como cansaço, dor na parte superior da barriga, fraqueza e diminuição do apetite. Quando a hepatite A não se torna crônica, ela tem grandes chances de cura, pois é uma doença auto-limitada, isto é, o organismo é capaz de eliminar o vírus naturalmente.
Esse tipo de hepatite é transmitida especialmente através de relações sexuais desprotegidas e compartilhamento de seringas e agulhas. O vírus da hepatite B é 100 vezes mais infeccioso que o HIV e pode apresentar sintomas como enjoos, dor nas articulações e febre baixa.
A melhor forma de prevenir a hepatite B é por meio da vacinação, mas também é essencial ocontrole dos bancos de sangue, o uso de preservativo nas relações sexuais e ter atenção às condições de higiene em piercings, tatuagens e manicure.
Assim como a hepatite B, a hepatite C pode ser transmitida por compartilhamento de agulhas e seringas, mas é muito menos infecciosa através da via sexual. Pouco sintomática na maioria dos pacientes, tem cura quando descoberta precocemente, mas pode evoluir para uma hepatite crônica, que leva à cirrose ou insuficiência hepática, quando não tratada.
Conhecida também como hepatite Delta, a hepatite D, da mesma forma que a hepatite B, pode ser transmitida pelos fluídos corporais e contato com sangue. Esses dois vírus trabalham no organismo em conjunto, pois o vírus da hepatite D é incompleto e precisa dos antígenos do vírus da hepatite B para se replicar. Portanto, a prevenção se dá através da vacinação contra a hepatite B, além de evitar comportamentos de alto risco.
Da mesma forma que a hepatite A, a hepatite E apresenta o mesmo modo de transmissão: fecal-oral. Normalmente, esse tipo de hepatite é assintomática, mas pode apresentar sintomas como fadiga, mal-estar, dor abdominal, febre e dores musculares. O mais importante para tratar a hepatite E é evitar a automedicação para aliviar os sintomas, repousar, ter uma boa alimentação e uma boa hidratação.
Desencadeada pela ingestão prolongada de alguns tipos de medicamentos, principalmente aqueles que podem causar irritação no fígado, a hepatite medicamentosa pode ser curada quando o uso do medicamento tóxico é suspenso. Os sintomas mais comuns deste tipo de hepatite, quando relatados, são náuseas, vômitos, falta de apetite, cansaço e urina escura.
O uso prolongado e excessivo de bebidas alcoólicas também pode causar hepatite, pois o álcool é conhecido como uma droga hepatotóxica. Os sintomas geralmente são náuseas, vômitos, perda de apetite e dores abdominais. Quando a doença se torna crônica, tende a evoluir para a cirrose e insuficiência hepática, por isso o ideal é deixar de beber e fazer tratamento medicamentoso o quanto antes.
Doença rara, a hepatite autoimune acontece quando o corpo produz anticorpos contra as próprias células do fígado. Ela pode surgir devido a uma exposição a vírus, bactérias, medicamentos e outros agentes do meio ambiente. Apesar de não ter cura, a doença pode ser controlada por meio de medicamentos e uma dieta equilibrada.
A hepatite crônica apresenta um quadro de inflamação prolongada, que dura seis meses ou mais, e que, na maioria das vezes, é causada pela hepatite B. Todavia, ela pode ser causada também pelo vírus da hepatite C ou D, consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou ser consequência de doenças autoimunes.
Aqui na Biostévi trabalhamos com manipulados que atuam como coadjuvantes na prevenção e tratamento da hepatite. Saiba mais sobre eles a seguir:
O que você achou do conteúdo de hoje? Se gostou, continue nos acompanhando aqui no blog, toda semana trazemos novidades e curiosidades para você estar sempre antenado no mundo da saúde.