A hipertrofia feminina é definida como o aumento da massa muscular em mulheres, ou seja, o aumento do tamanho e do volume dos músculos. Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não significa necessariamente que a mulher esteja buscando ter músculos grandes, mas sim definição corporal e queima de gordura.
Como as mulheres têm menos produção de testosterona, um dos principais hormônios anabólicos do corpo, a hipertrofia feminina é mais difícil. Porém, com as dicas que trouxemos hoje, você pode ter excelentes resultados em seus treinos. Confira todas elas a seguir!
A dieta bem planejada é um dos principais fatores para alcançar as metas nos treinos. No caso da hipertrofia feminina, é preciso ingerir mais calorias do que gastar, pois a construção dos músculos requer energia, por isso o recomendado é priorizar carboidratos, proteínas e gorduras boas.
Porém, é preciso evitar alimentos industrializados, pois são altamente calóricos e não trazem nenhum benefício ao organismo, nem para o ganho de massa muscular.
Uma das grandes queixas das mulheres é o inchaço gerado pela retenção de líquidos. Beber bastante água, além de ajudar a eliminar as impurezas e a não reter líquidos, também ajuda no crescimento e ganho de massa muscular. A ingestão de água ainda é responsável pela homeostase, que nada mais é que o processo de respiração, digestão e excreção, fundamentais para manter o equilíbrio do organismo.
Permita que seus músculos descansem e se recuperem adequadamente entre os treinos. Durante o sono, o corpo libera hormônios que ajudam no ganho de massa muscular e, por isso, é recomendado dormir de 6 a 8 horas por dia. Além disso, dormir bem potencializa a queima de gorduras, acentua a definição muscular, regula o metabolismo e equilibra o organismo.
É comum que as pessoas treinem apenas uma parte do corpo, porém isso reduz bastante a qualidade do treino. Por isso, todo o corpo precisa ser trabalhado para otimizar os resultados.
Treine com cargas mais pesadas, fazendo de 6 a 12 repetições com pesos desafiadores. Os músculos necessitam ser estressados frequentemente para que ocorra o processo de regeneração da fibra muscular. Assim, será mais rápido e fácil aumentar a massa magra, diminuir a gordura e ter maior definição muscular.
Além disso, é recomendado treinar pelo menos 4 vezes por semana para ter bons resultados e sempre tendo em mente que existem fatores individuais que devem ser levados em consideração.
Se você quer atingir a hipertrofia feminina, o excesso de exercícios aeróbicos atrapalha, principalmente corrida de longa distância e andar de bicicleta. Experimente duas ou três sessões pequenas de alta intensidade e somente adicione sessões mais longas como último recurso. De foco para o mínimo possível de cardio se a recomposição corporal é a sua meta.
Quando a alimentação não é suficiente para a hipertrofia feminina, é importante fazer suplementação. Conheça a seguir alguns manipulados que podem ser seus grandes aliados.
Se esse conteúdo foi útil para você, confira também Como ganhar massa muscular: conheça alimentos, exercícios e suplementos para te ajudar. Não esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar sempre por dentro dos lançamentos e novidades.
A Biostevi nasceu de um sonho e, há mais de 40 anos, transforma esse sonho em realidade. Com paixão e dedicação, seguimos firmes no propósito de proporcionar saúde, beleza e bem-estar. Cada produto que oferecemos carrega nossa história, nosso compromisso com a qualidade e o orgulho de fazer bem feito.