A creatina tem ganhado cada vez mais popularidade, e eu não falo só do mundo da academia. Aumenta-se o número de pessoas que tem feito uso da creatina como um suplemento que, além de ser um aliado incomparável para a produção de energia nos treinos, ainda tem ganhado um espaço considerável na melhora da saúde da mulher. Tem se mostrado capaz de melhorar o humor e cognição, favorece a saúde óssea e previne a perda de massa muscular. Fica comigo até o final, e saiba por que a creatina tem atraído tantas mulheres, e a importância de seu uso durante a menopausa.
Muito se ouve falar sobre os efeitos da creatina para o ganho de massa muscular, melhora do sistema nervoso central e também para prevenção da perda óssea e sarcopenia. A popularidade desses benefícios da creatina tem aumentado à inclusão do suplemento na rotina diária, inclusive das mulheres na menopausa.
A menopausa é a fase que marca o fim da idade reprodutiva da mulher, que geralmente, pode acontecer entre os 48 e 55 anos. Ao longo da vida, a mulher produz folículos nos ovários que originam os óvulos, usados desde a primeira menstruação até a última. Nessa etapa, a mulher não é capaz de repor os folículos que já se foram, e quando o último deles morre, aí os ovários entram em falência e as concentração dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona) caem permanentemente. O estradiol, por sua vez, é o tipo de estrogênio mais prevalente durante a fase fértil da mulher, e sua queda na menopausa, pode impactar significamente o bem-estar feminino. É aí que acontecem as alterações do humor, as ondas de calor, a diminuição da elasticidade e ressecamento vaginal, redução da densidade óssea e até mesmo inúmeras mudança cerebrais e a redução do metabolismo cerebral, que inclui, entre vários sintomas, alterações de humor, ansiedade e a perda da qualidade do sono.
Mas aí você pode me perguntar o que a creatina tem a ver com tudo isso? Entender os mecanismos da saúde da mulher contribui para a execução eficaz do tratamento e melhora desse quadro e qualidade de vida.
Um dos sintomas que muito preocupa as mulheres ao entrarem na menopausa é a perda muscular. As alterações hormonais tendem a reduzir a densidade óssea e estimular a perda de massa, e a falta de estimulo do estradiol, contribui para um maior acúmulo de gordura no corpo.
Dentre as formas de prevenção, destaca-se a capacidade que a creatina tem de preservar a massa muscular, sendo considerado um suplemento nutricional que atua como um combustível para os músculos, ajuda na melhora da força, resistência e retarda a fadiga muscular. A atividade física é outra prática que precisa entrar na rotina da mulher na fase da menopausa. Além dos benefícios aparentes para o corpo, os treinos são essenciais para a qualidade de vida, mais uma forma de manter a massa muscular. Aliado a isso, uma alimentação balanceada precisa ser outro fator a ser observado para manter a saúde muscular e óssea e contribuir para combate à obesidade e sarcopenia.
Entre o conjunto de sintomas que a menopausa pode manifestar, é possível se identificar a confusão ou névoa mental, que se descreve como a dificuldade de concentração, foco e problemas na memória. Essa condição pode estar relacionada a distúrbios do sono e se destaca também pela interferência do humor.
Nesses casos, a creatina tem se mostrado eficiente e tem apresentado resultados positivos quanto à melhora do humor, cognição e no aumento dos níveis de energia do cérebro. Pode favorecer a ação dos neurotransmissores, graças a sua contribuição para a melhora da bioenergética cerebral, que auxilia no combate a insônia, ansiedade e depressão. Contribui para a melhora da performance cognitiva, intensificando bons resultados na atenção e memória, sendo um auxilio importante para o combate do nevoeiro mental.
Devido a diminuição dos níveis de estrogênio, a menopausa pode causar a perda de massa muscular e óssea, e por isso, o uso da creatina é usada para ajudar no aumento da composição corporal e preservação de massa muscular, podendo ajudar no aumento de força e resistência, melhora do desempenho nos treinos e contribuir para a saúde óssea.
A creatina é um nutriente que contribui para melhora da ação dos neurotransmissores sendo importante para o combate às mudanças de humor, ansiedade e depressão. Foram encontrados resultados positivos, proporcionando bem-estar e qualidade de vida no estágio da menopausa da mulher.
A pergunta mais assertiva seria: por que não suplementar a creatina? Eu falo isso, por que a creatina é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, e sua suplementação, além de ser eficaz e fundamental para a melhora da performance física, aumento da força, ganho de massa e melhora da recuperação muscular, para aqueles que tem a atividade física como hábito na rotina, beneficia as funções cognitiva melhorando a concentração, foco e memória, ajuda no apoio do sistema de neuroproteção, conta com propriedades antioxidantes, além de ainda melhorar a densidade óssea.
É uma substância que pode ser usada em diversas ocasiões e muito indicada para mulheres no climatério e menopausa.
De forma geral a dose recomendada para adultos é de 3 a 5 gramas por dia. Para caso de mulheres no climatério, talvez seja interessante começar com uma dose mais baixa e aumentá-la gradualmente de acordo com indicação médica, sendo importante considerar a individualidade de cada paciente. Pode ser tomada a qualquer hora do dia, antes ou após o treino, isso por que, é um suplemento que tem efeito a longo prazo e não ação imediata.
A Creatina Biostévi é um suplemento ideal para quem busca experimentar os benefícios da suplementação da creatina. Disponível na versão sem sabor, tangerina e limão, a creatina Biostévi passa por rigorosos testes, para garantir os benefícios relacionados a suplementação. É muito usada por atletas para melhorar o desempenho e força física, ganho de massa e melhor eficiência nos treinos.
E a grande novidade da Bio, é a creatina em gomas, sabor uva verde. Imagina consumir o seu suplemento de uma forma mais prática e saborosa, de onde você estiver? Aproveita pra conhecer e ter todos os benefícios da creatina dentro da sua bolsa, sem sabor residual e com a qualidade que você já conhece.
Insira o cupom BLOG10 em seu carrinho e ganhe um super desconto nas compras da creatina ou de qualquer outro produto do site.
E aí? Você já conhecia esse benefício da creatina? Continue sempre por aqui para saber mais curiosidades que podem beneficiar a sua saúde e bem-estar. Nos siga em nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da Bio. Até mais!
Revisão Técnica:
Dra. Renata Coslovic Simão
Licenciada em Farmácia pelo Centro Universitário São Camilo – 2010
Profissional com 17 anos de experiência em Farmácia de Manipulação. Trazendo uma sólida experiência em farmacotécnica, farmacologia clínica e gerenciamento de medicamentos. Conhecimento extenso de operações de farmácia, gestão de farmácia e medicamentos.