Por estar associada aos neurotransmissores, a tirosina é um excelente antidepressivo. Além de auxiliar no combate ao estresse, aumentando a sensação de bem-estar, ela é responsável pela manutenção de níveis de melanina no corpo. A melanina, por sua vez, está ligada à pigmentação do cabelo, olhos e pele. E a suplementação pode trazer benefícios para o seu dia a dia, pois é um ótimo estimulador de memória, concentração e da qualidade do sono. Quer saber mais? Fica com a gente e leia para entender.
A tirosina é um importante aminoácido produzido pelo nosso corpo. O que significa que, em tese, as reservas são suficientes para a manutenção das funções às quais esse aminoácido é responsável.
Ela é precursora de hormônios como a tiroxina, a dopamina, a adrenalina, a noradrenalina e a melanina. Que têm papéis importantes na: pigmentação da pele e cabelos; regulação do metabolismo e do peso corporal; além de ter efeitos fisiológicos mediadores, que vão depender das uniões entre os diversos receptores.
Mesmo que, como já dissemos, ela seja produzida pelo corpo, há muitas fontes de tirosina às quais podemos recorrer. Algumas são naturais, ou seja, adquiridas pela alimentação. E outras são fontes manipuladas, adquiridas através da suplementação. Confira alguns exemplos:
A suplementação de tirosina se faz necessária quando o organismo não produz o suficiente, ou ainda quando, por algum motivo, essa quantidade é reduzida em virtude de efeitos colaterais de outros tratamentos.
O aminoácido, por si só, tem benefícios como: a melhora do humor, melhora da memória, controle do sistema cognitivo em situações de pressão, aumento da sensação de bem-estar, controle do cansaço e da fadiga. Além disso, quando combinada com outros aminoácidos, é um ótimo ansiolítico. Isso quer dizer que tem ação, também, contra os efeitos da ansiedade.
A suplementação tem o objetivo de conter os avanços de quadros de depressão, de insônia, de hiperatividade e/ou déficit de atenção, de estresse e de sentimento de desânimo. É também ótima em casos de esgotamento físico e mental, causados geralmente por níveis altos de estresse, que podem gerar outros sintomas como alto apetite. O que pode gerar aumento de peso e outras consequências relacionadas ao descontrole do metabolismo.
Ainda que os benefícios sejam inúmeros, é preciso tomar cuidado com o processo de suplementação deste aminoácido. Grávidas e lactantes não devem praticar a suplementação de tirosina, ainda que seja em favor do tratamento contra a depressão. E isso porque não existem muitas informações acerca de possíveis efeitos colaterais.
Além disso, pessoas com doenças graves ou hipersensibilidade devem se atentar e procurar um profissional antes de começar a suplementação com tirosina. Desaconselha-se também o uso para pessoas com hipertireoidismo ou que possuem doenças renais ou hepáticas. Então a indicação é: antes de começar o uso procure um profissional da área para entender caso a caso e assim evitar reações adversas.
Por ser um aminoácido que auxilia no controle e na distribuição de neurotransmissores como a dopamina, a tirosina é um ótimo estimulante contra a depressão. É capaz de melhorar o humor e controlar situações de estresse, além de ser capaz de produzir substâncias “analgésicas” naturais, regulando a sensação de dor. Lembrando que a dor pode ser reflexo de estresse constante e de exposição a situações de grande pressão.
Assim, o corpo volta a funcionar sem os efeitos que a ansiedade ou a depressão podem causar. Mas e você, quer saber mais benefícios que a suplementação de tirosina pode lhe oferecer? Conheça a L-tirosina da Biostévi! Efeito antidepressivo e estimulante da memória e da concentração, auxilia na melhora da qualidade do sono e é precursora de hormônios importantes. Tudo em um só produto. Clique aqui e saiba mais.