Quando o assunto é menopausa, uma das maiores preocupações são os sintomas relacionados a esta fase da vida. Calor excessivo, diminuição da libido, alterações de humor, aumento de peso e insônia são alguns dos sinais de que a menopausa chegou.
É uma fase natural da saúde feminina, porém existem medidas que podem ser adotadas para que a mulher consiga lidar melhor com a menopausa.
Fique conosco! Hoje vamos ajudar você a identificar os primeiros sintomas da menopausa, te mostrar dicas de como passar por esse momento de forma leve e te indicar produtos que podem ser seus importantes aliados. Boa leitura!
A menopausa é um ciclo natural da mulher, e corresponde a última menstruação. Acontece em geral, entre os 45 e 55 anos e é a fase de transição entre o período fértil e o não reprodutivo da mulher. Pode ocorrer também antes dos 40 anos de idade, a chamada menopausa precoce ou prematura.
O fim da menstruação é a principal característica da menopausa. Antes disso, existe o climatério, período natural em que o ciclo menstrual passa a ser irregular com menstruações mais escassas ou mais intensas e frequentes.
Para cada mulher a chegada da menopausa pode apresentar sinais característicos, mas consideramos importante citar os principais para você identificar quando estiver entrando nesta fase:
Ela precede a chegada da menopausa. Ocorre quando há alterações na intensidade do sangramento, para mais ou para menos. Pode haver também irregularidade no período entre os fluxos causando atraso ou adiantamento entre um e outro, ou mesmo, menstruações prolongadas, podendo durar entre 40 e 50 dias.
É um sintoma muito comum na menopausa. As ondas de calor aparecem de forma inesperada, esquentando principalmente o rosto, pescoço e tronco. Pode ocorrer com bastante frequência, sendo ainda mais intenso a noite.
O estrógeno e progesterona são hormônios responsáveis pelo sistema nervoso central, e com a sua baixa durante a menopausa, a mulher sofre com mudanças repentinas de humor. Melancolia, irritabilidade, ansiedade e choro são sintomas que podem se manifestar nesta fase.
O estrogênio ajuda a aumentar a umidade da vagina, e como esse hormônio diminui nesta fase da vida, é comum que a mulher perceba uma secura vaginal, prejudicando as relações sexuais e provocando dor durante os momentos íntimos.
A redução dos hormônios pode afetar diretamente na diminuição da libido. Mulheres em menopausa sentem menos desejo sexual, fator que pode ocorrer devido a queda dos hormônios como pelas condições de ansiedade, depressão, secura vaginal, ondas de calor e outros sintomas, que reduzem o desejo feminino.
Com a redução do estrogênio, o metabolismo da mulher passa por alterações e o gasto calórico do corpo diminui, facilitando assim no acúmulo de gordura.
Como os demais sintomas, a ansiedade também tem sua causa caracterizada pela queda dos níveis de estrogênio no sangue, afetando o humor.
Como vimos, a menopausa é uma fase natural da vida da mulher, portanto, não pode ser evitada. Existem atitudes e produtos que podem ser usados para melhor qualidade de vida e bem-estar nesta fase, veja:
Uma forma de amenizar é inserindo em sua rotina, atividades relaxantes e prazerosas. Pode ser uma leitura, cozinhar, praticar atividade física ou tomar um banho morno, o importante é tentar viver esses dias com calma e tranquilidade, evitando tudo o que pode te causar estresse. Desta forma, você consegue driblar os sintomas da menopausa e viver melhor.
Seja por hobby, por prazer pessoal ou para manter a saúde em dia, o exercício físico pode te ajudar, e muito, a aliviar os sintomas da menopausa. Ela ajuda a aumentar os níveis de estrógeno e insulina e melhora a disposição para o dia a dia, proporcionando maior sensação de bem-estar.
Beber água é essencial para em qualquer fase da vida, inclusive na menopausa. Durante esse período é comum que a saúde da pele e cabelo fique comprometida, já que pode ocorrer de os cabelos ficarem mais ressecados e finos, e a pele mais propensa a flacidez e rugas. É preciso investir na hidratação para melhor saúde e qualidade de vida na menopausa.
Caso perceba que o seu bem-estar está ficando comprometido devido os sintomas da menopausa, procure um médico ginecologista para realização de exames para verificar a concentração de hormônios como estrogênio e progesterona. Caso necessário, o especialista irá recomendar uma reposição hormonal para aliviar os sintomas e melhorar, consequentemente, a qualidade de vida da mulher.
Apesar dos sintomas serem naturais, existem alguns tratamentos que podem ajudar na redução dos desconfortos, promovendo melhor qualidade de vida e saúde para as mulheres.
Selecionamos alguns produtos manipulados que podem te ajudar nesse período:
Composto Menopausa: Fórmula composta por ativos naturais que ajudam no alívio dos sintomas da menopausa. Contribui com a reposição hormonal em mulheres, auxiliando assim na regulação dos hormônios e aliviando os desconfortos.
Red Clover Trevo Vermelho: É um potente aliado para melhora dos sintomas da menopausa. Sua fórmula conta com propriedades antioxidantes que ajudam também a prevenir o envelhecimento precoce, amenizando os desconfortos da menopausa, como calor excessivo e alterações do sono, sinais provocados pela queda da produção do estrogênio.
Menopausa e envelhecimento: Foi desenvolvido com a Genisteína, um fitonutriente que ajuda no tratamento dos sintomas da menopausa. Conta com importante ação antioxidante além de colaborar para tratamento e prevenção da osteoporose.
Kit para menopausa: É um kit de Cimicifuga, Amora, Isoflavona + 5HTP + Maca Peruana, ativos naturais que proporcionam sensação de bem-estar e auxiliam no tratamento e alivio dos sintomas da menopausa, sendo um importante aliado das mulheres neste período da vida.
Gostou do conteúdo de hoje? Continue atento ao nosso blog, semanalmente temos novos artigos sobre saúde e bem-estar. Nos siga também em nossas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.