Você já ouviu falar em antioxidantes? Naturalmente produzidos pelo corpo, essas substâncias protegem as nossas células saudáveis contra os efeitos dos radicais livres. Além disso, eles favorecem o aumento da imunidade e previnem doenças como artrite reumatóide, doenças cardiovasculares e doenças relacionadas ao envelhecimento.
No artigo de hoje, você vai saber mais sobre onde os antioxidantes podem ser encontrados, quais são os tipos de antioxidante e quais são os suplementos antioxidantes de farmácia. Continue conosco até o final!
O que são os antioxidantes e os radicais livres?
O antioxidante é um tipo de molécula que atua doando o elétron que falta para os radicais livres (moléculas instáveis). Desse modo, os radicais livres ficam estáveis fazendo com que não atinjam as células saudáveis ou outras moléculas importantes do corpo.
Os radicais livres são produzidos o tempo todo pelo nosso organismo, seja através da prática de exercícios físicos ou por meio da transformação de alimentos em fontes de energia. Mas os seus níveis devem ser controlados para evitar o estresse oxidativo, uma situação de desequilíbrio em que as espécies reativas de oxigênio estão em excesso e o corpo não consegue eliminar sua presença e o efeito.
Existem diversas doenças que são associadas ao estresse oxidativo, como a doença de Parkinson, o Alzheimer e a aterosclerose. Para evitá-las, o corpo utiliza moléculas antioxidantes, que reparam os danos ou removem a presença dos radicais livres.
Para que servem os antioxidantes?
Os antioxidantes possuem diversas funções importantes para o organismo, como:
- Retardam o envelhecimento precoce, pois protegem as células da pele contra os danos ocasionados pelos radicais livres;
- Ajudam a prevenir o câncer, uma vez que melhoram a reparação e impedem os danos no DNA das células, evitando a formação e a multiplicação de células cancerígenas;
- Previnem doenças cardiovasculares, porque evitam a oxidação das células de gordura e equilibram os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos no sangue;
- Evitam o Alzheimer, já que protegem as células do sistema nervoso contra os radicais livres e melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro;
- Auxiliam no tratamento de reumatismo porque também possuem ação anti-inflamatória.
Tipos de antioxidantes e alimentos em podem ser encontrados
Existe uma grande variedade de alimentos ricos em antioxidantes, como frutas, legumes, verduras e grãos. Confira a seguir quais são os tipos de antioxidantes e em quais alimentos encontrá-los.
- Selênio: carne vermelha, castanha-do-pará, semente de girassol, ovos, arroz integral.
- Vitamina C: goiaba, caju, acerola, kiwi, laranja, limão, caju, morango e pimentão amarelo.
- Vitamina E: amêndoas, abacate, azeite, amendoim, pimentão vermelho e semente de girassol.
- Flavonoides: salsa, rabanete, aspargo, grão de bico, cebola roxa, amora, açafrão, cacau e morango.
- Betacaroteno: abóbora, cenoura, brócolis, melancia, acerola, manga e mamão.
- Resveratrol: uvas roxas, cacau, mirtilo, amendoim e pistache.
- Isoflavonas: soja e derivados, como leite de soja, tofu e missô.
- Luteína e zeaxantina: alface, couve, espinafre e ervilha.
Suplementos antioxidantes para você conhecer
Além da alimentação, é também possível ingerir suplementos vitamínicos. Porém, o uso deve ser feito apenas com orientação médica ou nutricionista. Confira alguns dos manipulados mais vendidos no nosso site!
- Antioxidante e anti-inflamatório: Manipulado rico em nutrientes que promove o fortalecimento do sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças como artrite reumatóide, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Combate os radicais livres, melhora a saúde da pele e combate o envelhecimento precoce, além de prevenir diversos tipos de doenças, como o câncer. Promove o alívio de dores, ajuda a desintoxicar o fígado, além de melhorar a resposta anti-inflamatória do organismo e auxiliar na melhora do desempenho físico, reduzindo a fadiga. Os ativos presentes neste medicamento são Cúrcuma, Vitamina C, Zinco, Piperina, Selênio e Vitamina E.
- Vitamina C: Potente antioxidante que estimula o sistema imunológico, previne e trata carência nutricional de vitamina C, estimula a produção de colágeno proporcionando melhora da tonicidade e firmeza da pele, além de prevenir lesões nos tendões e acelerar a cicatrização. A vitamina C também estimula a síntese de colágeno, proporcionando melhora da tonicidade e firmeza da pele, além de prevenir lesões nos tendões e acelerar a cicatrização. Além disso, melhora a absorção de ferro e saúde intestinal.
- Coenzima Q10: A enzima q10 tem uma poderosa ação antioxidante que age diretamente no sistema nervoso central e periférico, protegendo o cérebro e os nervos da ação de radicais livres e processos inflamatórios, prevenindo a ocorrência de doenças neuromusculares e degenerativas. Com a neutralização dos radicais livres há uma desaceleração do processo de envelhecimento o que também favorece a preservação das funções vitais de órgãos como coração, fígado, rins e pulmões.
- Cúrcuma: A Curcuma Longa Biostévi Pharma é um fitoterápico extraído de uma espécie de raiz muito utilizada como especiaria também conhecido como açafrão da índia e açafrão da terra, possui um grande potencial antioxidante associado à sua fração fenólica onde os curcuminóides atuam como varredores de radicais livres, eliminando impurezas e toxinas do organismo. Além disso, por ser um produto natural, não oferece os malefícios e efeitos colaterais de outros medicamentos, possuindo maior segurança em seus benefícios.
- Chá verde: O chá verde possui um ativo chamado (-) Epigallocatechina Gallate (EGCG), com ação antioxidante até 200 vezes superior à da vitamina E. Na prática, ajuda a proteger o organismo contra a ação dos radicais livres que oxidam as células promovendo efeitos do envelhecimento que podem causar não apenas as rugas, marcas e linhas de expressão no rosto como também doenças crônicas e degenerativas. Assim, o alto poder antioxidante do green tea ajuda a prevenir o envelhecimento celular precoce e inúmeras doenças.
- Hibiscus: O Hibisco é uma flor mundialmente reconhecida por sua ação diurética e laxativa que ajuda na desintoxicação do organismo e na perda de peso. É rico em antioxidantes que atuam no controle dos radicais livres prevenindo, assim, o envelhecimento celular precoce e diversas doenças. Esse manipulado também ajuda a reduzir o colesterol ruim, a proteger o coração e o fígado e a acelerar o metabolismo.
Não deixe de conferir também o artigo Saiba qual é a importância de antioxidantes para cuidar da pele. Nos siga também nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades e lançamentos!