A bromidrose é um distúrbio que causa mau cheiro em algumas regiões do corpo, principalmente nas axilas e nos pés. Ela se desenvolve quando o suor secretado pelas glândulas sudoríparas é eliminado e entra em contato com bactérias e fungos na região, que realizam a decomposição do suor e produzem um odor desagradável.
Essa condição normalmente está relacionada a quadros de transpiração excessiva, diabetes, alcoolismo, alguns antibióticos, hormônios, etc. A pessoa com bromidrose pode ter a autoestima e bem-estar afetados, por isso deve ser tratada com atenção.
No artigo de hoje, vamos esclarecer quais são os sintomas, as causas, como evitar e quais os principais tratamentos para a bromidrose. Continue conosco para entender mais!
O suor, composto por 99% de água e sais minerais, é responsável por regular a temperatura do nosso corpo, que deve permanecer em torno de 36,5º. Ele é produzido dentro das glândulas e apesar da composição ser aquosa e inodora, pode cheirar mal em contato com as bactérias presentes na pele.
Temos dois tipos de glândulas sudoríparas: as écrinas e as apócrinas. As écrinas estão espalhadas por todas a superfície da pele e são responsáveis por produzir a sensação úmida de suor, enquanto as apócrinas se localizam apenas em regiões como axilas, mamilos e área genital e secretam o suor e sais minerais que podem produzir os odores desagradáveis quando expostos à ação de bactérias e fungos.
Normalmente, homens suam mais que mulheres porque suas glândulas são mais ativas. Pessoas com o índice de massa corporal alto e pessoas que se exercitam também transpiram mais, pois as primeiras precisam de mais esforço para se movimentar e as segundas têm um catabolismo acentuado, gerando muito calor.
O sinal característico da bromidrose é quando o processo de transpiração acompanha o mau cheiro, muitas vezes mesmo se há a higienização adequada das regiões afetadas pelo odor. Ela pode ser classificada em alguns tipos, como bromidrose axilar (odor nas axilas), bromidrose plantar (odor nos pés) e bromidrose na virilha (odor na virilha).
O recomendado é procurar por um médico quando a condição afeta a vida social e emocional da pessoa, pois somente um especialista é capaz de realizar o diagnóstico da bromidrose, indicando os tratamentos adequados.
A bromidrose acontece devido à alteração da microbiota da pele, como já vimos anteriormente. Porém, essa condição também pode ser consequência de diabetes, alcoolismo, disfunção hepática ou renal, hipertireoidismo, uso de alguns antibióticos, distúrbios genéticos, certos hormônios e ingestão de alimentos específicos.
Além disso, a bromidrose também pode surgir devido a estresse e ansiedade, pois as glândulas apócrinas produzem uma secreção branca que solta um odor forte quando misturado com a cultura de bactérias e fungos da pele.
Maus hábitos de higiene pessoal podem agravar o quadro de bromidrose, propiciando o suor mau cheiroso. Veja a seguir algumas dicas essenciais para evitar os odores desagradáveis.
Algumas medidas e cuidados simples podem ser tomadas para prevenir e diminuir a bromidrose. Confira:
Uma mudança de hábitos de higiene pode amenizar o problema. Se mesmo assim a bromidrose persistir, o médico especialista precisa identificar a causa para prescrever o melhor tratamento. Ele pode indicar o uso de sabonetes, cremes ou loções com antibiótico para diminuir a população bacteriana das regiões afetadas.
Se mesmo depois disso tudo o cheiro persistir, procedimentos cirúrgicos podem ser necessários, como a lipoaspiração, a exérese ou a combinação dos dois. A escolha do tratamento depende do nível da condição.
A Biostévi tem uma novidade imperdível para o tratamento de bromidrose. O Kit para Tratamento de Odor nas Axilas e Pés conta com um sabonete líquido e um creme que ajuda a eliminar as bactérias e fungos da pele, promovendo a hidratação e combatendo o mau cheiro.
O kit não serve apenas para o tratamento, como também para a prevenção da bromidrose, evitando que o mau cheiro se instale nas axilas e nos pés. Experimente agora!
Esse conteúdo foi útil para você? Confira também os outros artigos no nosso blog e não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para ficar por dentro dos próximos lançamentos.