O título deste blog já é bem sugestivo, não acha? Aqui iremos tratar sobre algo que nos incomoda esteticamente e que aparece como inflamação em nossa pele: as espinhas no rosto. Seja em qualquer idade, ninguém gosta desse tipo de visita inesperada, né? Além do mais, você precisa lembrar que não se pode espremer uma espinha e que os melhores aliados nesse caso são a paciência e o cuidado contínuo com a pele e com a saúde. Continue a leitura para saber mais!
Antes de tudo, sabemos que as espinhas podem aparecer em qualquer lugar do rosto. Mas será que o local onde aparecem é sempre ao acaso ou é devido a outras questões relacionadas ao funcionamento do nosso corpo? Afinal, o corpo humano é uma máquina completa, e sempre que há algum desequilíbrio ele encontra uma forma de nos mandar o alerta.
As espinhas no rosto são causadas pela obstrução dos poros. Explicando melhor: em nossa pele temos glândulas do tipo sebáceas. Elas são responsáveis pela produção de gordura subcutânea. Mas se a própria pele produz gordura, como cuidar para não surgirem espinhas? Calma, a resposta é mais simples do que parece! A gordura serve para proteção da cútis (camada mais externa da pele). Mas quando é produzida em excesso, os poros são obstruídos, o que favorece a proliferação de bactérias. E como boas protetoras, as células de defesa produzem pus para conter uma possível infecção. E assim surge uma espinha.
Mas você deve estar se perguntando: mas quais as causas para o aparecimento delas? Bom, adiantamos que não existe um único fator, mas que eles são comumente associados à acne. Além disso, alguns fatores podem ser explicados pela localização da inflamação. Confira mais nos próximos tópicos!
Já questionamos o fato de a localização das espinhas estar relacionada ao funcionamento interno do nosso corpo. Ou melhor dizendo, a algum desequilíbrio que está sendo refletido na pele do rosto. E o mapa das espinhas é sobre isso: desvendar os possíveis fatores que causam as espinhas no rosto. Quanto mais souber sobre o aparecimento, mais fácil será buscar o melhor tratamento!
Primeira coisa a saber: a Zona T compreende as regiões da testa, nariz e queixo. E são as mais oleosas do rosto devido à existência de um grande número de glândulas sebáceas.
Problemas de circulação ou no sistema nervoso central podem fazer surgir espinhas nessa área. Por isso, regule a alimentação, pratique exercícios físicos, mantenha uma boa hidratação e relaxe! Já que precisamos de corpo e mente saudáveis para que o equilíbrio seja restaurado e sua pele fique bonita de novo.
Aqui uma boa explicação pode ser a sua rotina de cuidados com os fios. Preste atenção nos produtos! Eles podem ser os responsáveis pela formação de espinhas nessa região. E mesmo estando mais escondidas, elas ainda incomodam bastante, não acha?
Aqui a situação é mais complicada… mas não se assuste! É complicado porque é algo que fazemos com muita frequência e às vezes sem perceber. Que atire a primeira pedra quem vira e mexe não está com a mão no rosto. Ou, ainda, que não vive com o celular grudado, seja para atender uma ligação ou para ouvir os áudios do whatsapp.
Pois é! É bem comum, né? As dicas são: evite passar a mão no rosto o tempo todo. Se o costume parecer insuperável, mantenha constantemente as mãos limpas, isso vai ajudar. E sobre o celular, procure sempre limpar sua tela/película. Pois as bactérias também adoram a tecnologia!
Esse tipo é mais comum entre mulheres fora da puberdade, já na fase adulta. Podem estar relacionadas a desequilíbrios hormonais, e por isso é importante procurar auxílio médico. Associar tratamentos pode ser uma boa solução! Busque sua/seu dermatologista e também sua/seu ginecologista.
Além disso, não descuide da sua alimentação! Pois o corpo é um organismo que trabalha em conjunto e precisa de equilíbrio para manter tudo no lugar.
Bom, fazendo uma breve retomada de tudo o que vimos neste blog: há vários fatores que influenciam no surgimento de espinhas no rosto. Problemas de circulação, má alimentação, falta de exercícios físicos e cuidados diários com a pele. Além do mais, é preciso que esteja claro que uma pele bonita representa um processo! Ninguém terá uma pele bonita de uma hora para outra, ou nem mesmo terá o mesmo aspecto jovial para sempre. É preciso manter os cuidados com a pele desde agora!
Para isso, conheça o que melhor se encaixa para o seu caso. Além disso, busque informação! Cada pele é única, e isso precisa ser levado em consideração. Observe-se e conheça as tendências do seu corpo. Além de, claro, estabelecer uma rotina com produtos de autocuidado! Está esperando o que para começar o seu skincare? Conheça mais sobre a Biostévi Pharma, que conta com uma linha completa para cuidados com a pele.