O verão é uma das estações preferidas entre os brasileiros, e este ano, começou no dia 21 de dezembro e se estende até 20 de março. Ligado principalmente à época de férias, não é surpresa que os dias mais quentes venham com muito agito e diversão.
Quer você passe o verão curtindo com a família e amigos na praia, nos centros urbanos, ou até mesmo em cidades mais pacatas, o divertimento está garantido! No entanto, as altas temperaturas requerem cuidados específicos para aproveitar todos os momentos sem imprevistos desagradáveis.
No artigo de hoje, você vai ficar por dentro de como se proteger nesta estação para curtir com responsabilidade e conhecer quais são os principais problemas de saúde que podem aparecer durante o verão. Continue lendo até o final!
Durante a estação mais quente do ano, a prioridade é curtir o calor e se jogar na diversão, mas é preciso estar atento a certos cuidados, não somente a fim de melhorar a sua qualidade de vida, como também evitar que os seus planos para o verão não acabem indo por água abaixo. Confira a seguir, as principais dicas para aproveitar as altas temperaturas com responsabilidade!
Com as altas temperaturas durante o verão, nosso organismo transpira mais para manter uma temperatura adequada, porém isso faz com que aumente a eliminação de água e sais minerais. Para evitar os sintomas da desidratação e se manter saudável, o recomendado é ingerir 0,35 ml de água por kg corporal.
Quando as temperaturas estão mais altas, o organismo precisa trabalhar mais para processar os alimentos, de forma que refeições mais pesadas ou gordurosas demorem mais para serem digeridas, sobrecarregando o sistema digestivo. A dica é optar por alimentos mais leves, como verduras, legumes e frutas, que são ricos em vitaminas e ajudam a repor a água do corpo.
Um dia de sol, seja com praia ou no churrasco com os amigos, pede bebidas geladas e refrescantes, como é o caso da cerveja e a famosa caipirinha. Apesar de fazerem sucesso, o consumo abundante destas não é recomendado, uma vez que podem causar intoxicação, além de estimularem a transpiração e micção – perda de líquidos que levam à desidratação -, isso sem falar na tão temida ressaca.
O risco de desenvolver câncer de pele existe durante todas as estações do ano, mas, durante o verão, com o aumento da incidência dos raios ultravioletas, ficamos ainda mais vulneráveis às queimaduras solares. Para se proteger do sol, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de protetores solares com FPS 30 ou superior. É também indicado não se expor à radiação solar das 10h às 16h.
A proteção contra a incidência dos raios solares não depende unicamente do uso de filtro solar. Para proteger o couro cabeludo, rosto, pescoço e ombros, é indicado que você invista em acessórios como chapéus e bonés. Outra sugestão é utilizar óculos escuros para cuidar da saúde óptica. Mas atenção ao comprá-los, lembre-se de procurar por uma ótica de confiança, lentes de má qualidade não oferecem proteção contra os raios UVB.
O aumento da incidência de micoses cresce muito no verão, mas a boa notícia é que a prevenção pode ser feita com medidas simples, como:
Apesar de ser uma estação relacionada à vivacidade e agitação, o verão pode trazer alguns problemas à sua saúde. Saiba quais são os mais comuns e seus sintomas.
Os sintomas da desidratação que costumam aparecer incluem dor de cabeça, mal-estar, boca seca, diminuição da produção de urina e, nos casos mais graves, insuficiência renal e óbito.
Causada pela exposição excessiva ao sol e calor, a insolação faz com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar. Os sintomas que costumam aparecer são dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca e confusão mental.
Coceira, inflamação ou descamação da pele são sintomas muito comuns de micose, assim como vermelhidão, manchas brancas ou em tons marrons, unhas deformadas e amarelas e rachaduras entre os dedos.
A ingestão de alimentos em locais que não possuem higiene no preparo e na conservação, ou ainda a exposição destes por longos períodos à temperaturas ambientes são os principais fatores que desencadeiam intoxicação alimentar. Os sintomas são diarréia, náusea, vômito, febre e desidratação.
A hepatite A é transmitida por meio de água ou alimentos contaminados por fezes que contenham o vírus. Apresenta sintomas como cansaço, dor na parte superior da barriga e fraqueza.
Separamos alguns manipulados que vão ser seus verdadeiros aliados durante a estação mais quente do ano. Conheça eles a seguir e não deixe de garantir!