O inverno deste ano começou no dia 21 de junho. A estação promete apresentar temperaturas mais baixas, uma vez que será marcado pelo fenômeno La Niña, que favorece o frio intenso principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
É comum que durante essa estação a nossa imunidade caia, pois o corpo passa a dedicar mais energia na manutenção da temperatura, reduzindo a potência do sistema imunológico.
O aparecimento de gripes e resfriados, além de otites, sinusites e amigdalites podem aparecer com a baixa imunidade. Por isso, é comum procurar por formas de aumentar a imunidade durante o inverno.
Existem tanto alimentos como remédios que auxiliam a aumentar a imunidade no inverno, além de, claro, a prática regular de exercícios físicos e manter as vacinas em dia. Vamos falar sobre eles no artigo de hoje, continue lendo para saber mais!
O organismo dá alguns sinais quando a imunidade baixa, indicando que o sistema imunológico não está conseguindo combater os agentes infecciosos. Conheça alguns deles:
Alguns grupos acabam sofrendo mais no inverno, ficando suscetíveis a gripes, resfriados, pneumonias e outras doenças respiratórias comuns nesse período. Quem fica mais vulnerável nesta estação são:
Como o sistema imunológico ainda não está muito bem formado, as crianças acabam ficando sujeitas às infecções respiratórias e também aos agentes que causam alergias.
O sistema imunológico de futuras mães tem um trabalho redobrado desde o início da gestação para impedir que o bebê seja visto como um corpo estranho. Assim, as células de defesa diminuem o efeito protetor sobre outras partes do corpo, deixando a mulher suscetível à infecções.
É comum a presença de doenças nessa idade, como as doenças cardiovasculares e respiratórias, que acabam diminuindo a imunidade. Desse modo, eles ficam suscetíveis a infecções e complicações se contagiados.
Pessoas com HIV, comorbidades, condições clínicas especiais e sob tratamento imunossupressor já têm a imunidade mais baixa e, por isso, caso contagiados, ficam mais vulneráveis a infecções e complicações.
A boa alimentação é fundamental para a manutenção da imunidade. Para fortalecer o sistema imunológico, o ideal é consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais e diminuir o consumo de fontes de gordura, açúcar e industrializados. Confira alguns dos alimentos para você começar a incluir na sua alimentação:
As vacinas são imprescindíveis para a prevenção de diversas doenças causadas por vírus e bactérias. Elas são grandes aliadas do sistema imunológico, pois trabalham para garantir a defesa do organismo contra as ameaças.
O processo de imunização deve começar desde o nascimento. Para saber quais vacinas tomar, a Sociedade Brasileira de Imunização disponibiliza um calendário completo com todas as vacinas para todas as faixas etárias e grupos especiais.
A vacinação contra a covid-19 continua ocorrendo por todo o país. Ela é uma ferramenta fundamental para o controle da pandemia e, por isso, tomar todas as doses da vacina aumenta a proteção contra a doença. Confira a programação do seu município e não deixe de completar seu ciclo vacinal.
A prática de atividade física e a imunidade estão diretamente relacionadas porque a primeira promove a diminuição do estresse e faz com que o organismo se fortaleça cada vez mais.
Além disso, quando permanecemos ativos fisicamente, impulsionamos o nosso sistema imunológico, aumentando a quantidade de glóbulos brancos que ajudam a combater várias doenças.
O ideal é praticar atividades físicas leves ou moderadas, com duração de 20 minutos a 1 hora para fortalecer o sistema imunológico. Exercícios mais intensos também trazem benefícios para a imunidade, porém é preciso tomar os cuidados necessários para não aumentar a incidência de lesões ou de problemas respiratórios.
Algumas vitaminas são muito benéficas para o organismo e aqui na Biostévi temos várias opções de compostos para ajudar a turbinar seu sistema imunológico neste inverno. Confira a seguir:
Gostou do conteúdo? Acompanhe também a Biostévi nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades e lançamentos!