Ganhar peso e massa muscular pode ser uma tarefa difícil para algumas pessoas, mesmo que consumam alimentos calóricos no dia a dia. Porém, engordar de forma saudável é, sim, possível através de hábitos alimentares adequados, prática de exercícios físicos, boa qualidade de sono e suplementos vitamínicos.
Para ser considerado magro, o índice de massa corporal (IMC) indica que é preciso estar abaixo de 18,5 e possuir um IMC abaixo de 16 indica uma magreza excessiva ou grave. Por outro lado, existem pessoas que não estão abaixo do peso e não desejam engordar, mas sim ganhar massa muscular. As dicas que trouxemos hoje servem para os dois casos, continue lendo para saber mais sobre o assunto!
O senso comum associa magreza com saúde, mas nem sempre é bem assim. Em muitos casos, as pessoas excessivamente magras não estão recebendo vitaminas e nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Há, inclusive, várias condições que podem provocar a magreza em excesso ou a facilidade de perder peso, como:
Existem diversos tipos de diabetes, mas independente do tipo, ela ocorre por conta da falta, deficiência ou resistência à ação da insulina, hormônio responsável por levar energia (glicose) para dentro das células.
Quem tem a doença pode sofrer com perda de peso repentina porque quando o organismo não tem energia, ele recorre a outras fontes, como as reservas de gordura, ocasionando o emagrecimento.
O hipertireoidismo acontece quando a tireoide produz de forma excessiva os hormônios tireoidianos (T3 e T4), responsáveis por regular o metabolismo. Os níveis altos desses hormônios levam a um aumento do metabolismo e um maior gasto calórico, o que conduz, muitas vezes, à perda de peso.
A depressão, segundo a OMS, afeta 350 milhões de pessoas ao redor do mundo. Ela pode causar a perda ou o aumento do apetite e isso se explica devido à relação íntima entre o hipotálamo (estrutura cerebral que é responsável por regular a fome e a sede, além de ativar a “reação de estresse” diante de uma situação de risco) e a amígdala cerebral (estrutura que se ativa em situações de medo, ansiedade e estresse).
Alguns problemas como intolerância à lactose, doença celíaca e doenças inflamatórias, como síndrome do cólon ou intestino irritável, doença de Crohn e retocolite ulcerativa podem levar à rápida perda de peso devido a diarréia que acompanha esses quadros, fazendo com que o corpo não consiga absorver a quantidade suficiente de nutrientes.
Se estiver tudo bem com a saúde e a dificuldade de engordar for relacionada à questões genéticas ou hábitos alimentares ruins, não adianta comer muita quantidade de alimentos calóricos como frituras, doces e refrigerantes, pois não nutrem o corpo e ainda podem levar a problemas como colesterol e triglicérides alterados e diabetes. Confira a seguir as melhores dicas para te ajudar no ganho de massa muscular e peso de forma eficiente!
As proteínas ingeridas em todas as refeições faz com que os níveis de aminoácidos no sangue fiquem constantes ao longo do dia. O recomendado é consumir de 1,6 a 1,8 gramas de proteína por kg de peso por dia, assim como deve haver um aumento de 400 a 500 kcal na alimentação diária. As fontes mais ricas de proteína são ovos, leite, queijo e carnes de todos os tipos, mas as melhores opções são as mais magras, grelhadas ou assadas.
Evite os carboidratos ultraprocessados e fique longe de fast foods, pois são pobres em nutrientes e levam ao aumento do colesterol ruim. Invista em alimentos como arroz, quinoa, pão integral, aveia, feijão, lentilha e batata doce.
Para que as calorias extras se transformem em músculo e não em gordura, o recomendado é treinar de 3 a 5 vezes por semana, especialmente exercícios de força, como a musculação. Porém, é importante começar devagar e consultar um professor de educação física para que seja indicado um plano de treino adequado às necessidades e objetivos
Você sabia que dormir mal faz com que haja um maior risco de reduzir a massa muscular e ainda influenciar na força muscular? Por isso, é também recomendado dormir pelo menos 8 horas por dia, pois favorece um hormônio conhecido como IGF-1 que está relacionado a uma melhor qualidade de sono, além de exercer um papel importante na síntese de proteínas.
Separamos manipulados exclusivos para você que deseja ganhar massa muscular e engordar. Confira a seguir!
Gostou das dicas de hoje? Continue por aqui, sempre trazemos dicas importantes para a sua saúde e bem estar. Siga-nos também em nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades por lá! Até a próxima!