Pensar em lactobacilos automaticamente nos leva a fazer associação ao famoso leite fermentado da nossa infância, não é mesmo?!
Mas para além disso, os lactobacilos são bactérias benéficas ao nosso organismo, essenciais para o equilíbrio da microbiota intestinal e para o bem estar de todo o nosso corpo.
Hoje queremos facilitar a compreensão sobre o que são os lactobacilos, quais os seus principais benefícios e a sua influencia na qualidade de vida e saúde.
Os lactobacilos são uma categoria de bactérias do bem, também conhecidas como probióticos. São microrganismos vivos que vivem em nossa microbiota intestinal, em uma constante batalha contra os patógenos, e que tem a função de manter esse ambiente em perfeito equilíbrio, ajudando assim na boa digestão, auxiliando na quebra dos nutrientes e contribuindo para uma melhor absorção dos minerais.
Podem ser encontrados em alguns alimentos sendo eles, os principais:
Iogurt: Consumido em todo o mundo e feito a partir do leite fermentado, o iogurte é uma combinação de cepas probióticas, rico em proteínas, minerais e vitaminas. Suas propriedades ajudam a regular o trânsito intestinal, sendo um importante aliado da saúde digestiva.
Kefir: Muito benéfico à saúde, o Kefir é rico em cálcio e vitaminas do complexo B, é uma bebida fermentada semelhante ao iogurte e conta com uma variedade ainda maior de cepas probióticas, capazes de modular a composição da flora intestinal.
Chucrute: Produzido pela fermentação do repolho ou da couve, o chucrute é um alimento probiótico que conta com altas quantidades de lactobacilos e minerais. É conhecido por seus benefícios que podem ajudar na melhora da digestão e absorção de nutrientes, além de interagir com o fortalecimento do sistema imunológico, por sua ação probiótica e por ser rico em vitamina C e ferro. Tem um sabor normalmente mais ácido e é frequentemente consumido como acompanhamento.
Kimchi: O Kimchi é um alimento probiótico fermentado, preparado comumente com repolho e/ou rabanete. É rico em vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais, além de carregar consigo um adorável sabor picante. Ele ajuda na melhora da saúde digestiva e na absorção de nutrientes, além de ser potente na regulação da flora intestinal.
Queijo: Muito comum nas mesas de café da manhã, alguns queijos como cheddar e queijo suíço são fermentados, sendo uma ótima fonte de probióticos que podem ajudar a regular o trânsito intestinal e aliviar os desconfortos.
Os lactobacilos vivos oferecem diversos benefícios para o organismo, dentre eles, a manutenção da saúde intestinal. Entenda melhor cada uma das suas principais indicações.
A saúde digestiva e o cuidado com a microbiota intestinal é uma das mais conhecidas e principais ações dos lactobacilos. Tem a função de inibir a proliferação de bactérias prejudiciais ao organismo e equilibrar a microbiota intestinal, controlando os microrganismos que habitam no trato digestivo. Elas favorecem o processo de digestão dos alimentos, podendo ajudar na reduzir problemas intestinais como inchaços, gases e constipação.
Estudos afirmam que algumas cepas de lactobacilos podem ajudar na redução da intolerância ao leite, ajudando na melhora da digestão e reduzindo anormalidades na flora intestinal. Podem ajudar no tratamento dos sintomas como diarreia e náuseas e auxiliar na redução dos sintomas relacionados à má digestão.
Existem lactobacilos que podem ajudar no emagrecimento, incluindo a redução da gordura visceral em casos de excesso de peso. Tem a capacidade de contribuir para a redução de gordura subcutânea e abdominal, e beneficiar o tratamento para a obesidade.
Estudos demonstram que a administração de probióticos podem contribuir para tratamento da dermatite atópica e redução de processos alérgicos.
A microbiota, também conhecida como flora intestinal, é o ambiente onde se reúnem uma comunidade de microrganismos vivos, composta por uma série de espécies diferentes de bactérias, sendo os probióticos os principais, representadas pelos lactobacilos e bifidobacterium.
Exerce várias funções na saúde humana, dentre elas, tem um papel fundamental na melhora da digestão. Pode ajudar a digerirmos as substâncias de difícil absorção, além de ajudar o organismo no combate dos patógenos, ou seja, microrganismos potencialmente agressivos para à mucosa intestinal.
Por mais óbvio que pareça é importante frisarmos que a microbiota intestinal está presente no intestino, mas apesar disso, ela tem um papel importante na saúde de todo o corpo, influenciando diretamente no bem-estar do organismo. Quando equilibrada, ela pode ser responsável por garantir as funções imunológicas, neurológicas, nutricionais e digestivas funcionando em perfeita harmonia.
Lactobacillus acidophilus: Esse tipo de lactobacilos é encontrado naturalmente na boca, vagina e sistema gastrointestinal, e tem como uma de suas principais funções a absorção de nutrientes e combate à infecções no intestino e pulmão.
Lactobacillus rhamnosus: Presente no intestino, ele ajuda a manter o equilíbrio da microbiota intestinal e age no combate da candidíase.
Lactobacillus casei: Ele ajuda a regular o transito intestinal e favorecer o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando no combate a diarreia bacteriana.
Lactobacillus reuteri: Ajuda a promover um ambiente intestinal saudável e colaborar para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Os probióticos podem ser indicados tanto para ajudar no tratamento de distúrbios intestinais, quanto em forma de suplemento para ajudar a manter o controle dos níveis dessas bactérias boas no organismo. Apesar disso, é sempre importante consultar um profissional habilitado para conferir qual as melhores cepas probióticas para cada caso.
Se você gostou do conteúdo de hoje, tenho certeza que vai gostar de continuar navegando pelo nosso blog. Aproveita e nos segue em nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os lançamentos e novidades da Biostévi.
Até a próxima!