Você já deve ter acordado se sentindo indisposto, com aquela sensação de que não dormiu nada a noite, e sem pique para a rotina, certo?
É verdade que a correria do dia a dia é desgastante e uma noite mal dormida pode levar ao cansaço extremo, mas se este quadro tem se repetido com frequência, é hora de ficar atento e buscar alternativas para melhorar essa situação.
No artigo de hoje, vamos falar sobre os possíveis motivos que podem estar roubando sua energia e te ajudar a encontrar a solução que precisa para ter mais vitalidade e disposição para o seu dia. Fique conosco!
É preciso falar que falta de disposição, cansaço e desanimo frequentes, mesmo após uma boa noite de sono, não é normal e precisa ser investigado. Dias intensos e uma rotina estressante, apesar de serem apontados como os vilões da vitalidade, nem sempre são os verdadeiros responsáveis pela falta de energia.
É claro que é sempre importante diminuir o ritmo quando necessário e buscar novos hábitos mais saudáveis, mas também é essencial se atentar a saúde e investigar a fundo o que pode estar causando esses sintomas, veja alguns possíveis motivos:
É extremamente importante a realização de exames que apresentem os níveis de nutrientes no organismo. A falta de vitaminas pode ser a causa do cansaço, sono excessivo e fadiga, sendo necessária a sua reposição, para o bom funcionamento do organismo.
É a queda dos hormônios T3 e T4, um problema silencioso na tireoide que tem como um dos sintomas cansaço excessivo e falta de vitalidade podendo afetar até mesmo a capacidade de realizar atividades intelectuais que exigem foco e atenção.
É definida como a deficiência de hemoglobina no sangue causada pela redução de nutrientes no organismo. Um de seus principais sintomas é o cansaço generalizado que causa, consequentemente, a diminuição da produtividade nas atividades do trabalho e a dificuldade no aprendizado.
É uma condição que compromete a qualidade do sono levando a sensação de despertar sem ter descansado o suficiente. Acontece quando, enquanto dorme, a respiração se torna superficial ou o individuo sofra de uma parada completa da respiração por alguns segundos. Devido à dificuldade de descansar, a apneia do sono pode causar problemas de concentração e cansaço excessivo, comprometendo a vitalidade e qualidade de vida.
Doenças como arritmia e obstrução de artérias, comprometem a circulação sanguínea no corpo, podendo gerar cansaço, falta de disposição e fraqueza.
Um sintoma muito comum da depressão é o cansaço físico e mental. Apesar de afetar o emocional da pessoa, a depressão também acaba afetando o corpo, já que reduz o ânimo e disposição diminuindo assim a energia.
Uma das características da diabetes é o cansaço frequente, já que a glicose do sangue não chega a todas as células do corpo causando, desta forma, falta de energia e disposição para a rotina do dia.
Apesar dos problemas relacionados à saúde, é possível que o cansaço excessivo esteja intimamente relacionado com maus hábitos e necessidades do organismo. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a ter mais vitalidade e qualidade de vida, confira:
A falta de energia pode estar diretamente relacionada ao cansaço. É durante o sono que o organismo exerce suas funções restauradoras, momento precioso em que o corpo repõe tudo o que foi gasto durante o dia. Por isso é recomendado dormir em média 6 a 8 horas por noite, sem interrupções, possibilitando assim que o corpo recarregue a energia que precisa para o dia seguinte.
Uma alimentação irregular pode contribuir para a falta de energia e prejudicar o rendimento nas atividades diárias. A ingestão de alimentos ricos em nutrientes é essencial para todo o organismo, em especial, para o ganho de energia e disposição.
Praticar atividade física é uma das indicações em casos de falta de ânimo e indisposição. O esforço físico estimula alguns processos naturais que variam entre queima calórica, fortalecimento de estruturas musculares e até a liberação de endorfina, o principal hormônio da felicidade.
São inúmeros os benefícios da água para o organismo. Além de hidratar, ela ajuda a transportar nutrientes até as células e ainda, a eliminar as toxinas do corpo pela urina e suor. A ausência de água no organismo pode acarretar diversos problemas de saúde, como por exemplo, o cansaço.
Um cochilo pode fazer toda diferença em sua disposição, por isso, caso seja possível e se considerar necessária, faça uma soneca durante o dia, em média entre 15 e 20 minutos já são suficientes.
Ter momentos de lazer é outro fator importante que deve ser colocado em prática. Quanto mais você dedica tempo para fazer o que gosta, mais tira a sua cabeça das obrigações relacionadas à rotina, cuidando assim da saúde mental e obtendo a disposição e qualidade de vida que você precisa.
Uma das maiores queixas relacionadas à falta de energia está ligada a indisposição no horário de estudos e trabalho. Para conseguir se concentrar e ter uma boa produtividade, é necessário estar descansado, com a mente e corpo dispostos. Pensando nisso, trouxemos 3 dicas, além das essenciais citadas acima, que podem contribuir com a produtividade nas tarefas diárias e execução da rotina. Veja:
A produtividade no trabalho e estudos também está relacionada a períodos de descanso. Quando você se dedica horas a fio em um objetivo, sem parar, corre certo risco de cometer erros ou simplesmente não consegue concluir a tarefa desejada, levando a frustração. Atente-se para que as pausas sejam curtas como por exemplo sair para tomar uma água ou procurar um ambiente aberto com ar fresco. Isso é essencial para renovar sua energia.
Fazer anotações com todas as atividades do dia é essencial para uma melhor organização e consequentemente mais dedicação e foco nas atividades. Registre cada nova demanda realizada e ao final do dia, reveja sua agenda e sinta prazer em sua produtividade. Isso pode ser essencial para aumentar sua energia e eficiência em sua próxima jornada.
As redes sociais são uma das principais vilãs do nosso foco, afinal, pegar o celular e ter acesso mesmo que por pouco tempo, pode dificultar a atenção e interferir na produtividade.
Foque em suas atividades e deixe tudo o que pode tirar o seu foco pra momentos propícios para isso, assim você não mistura seu tempo de lazer e trabalho, evitando o risco de se sujeitar as distrações.
Além de todas as dicas que citamos hoje, é essencial reforçarmos a importância de estar com a saúde em dia, por isso, separamos alguns produtos que podem te ajudar nesta sua busca por vitalidade e bem-estar, veja:
Booster de energia: É um potencializador de energia desenvolvido com ativos naturais que favorecem o aumento de vitalidade, foco e produtividade. Os ativos presentes na fórmula tem ação energética, aumentando os níveis de disposição, combatendo a fadiga e cansaço e consequentemente o estresse.
Combate o Desânimo e Fadiga: Um composto de ativos que oferece energia e vitalidade de forma natural e contribui para aumento do ânimo e disposição. Sua composição ajuda na redução da fadiga e cansaço, na melhora do sono e no combate as alterações de humor.
Coenzima Q10: É o queridinho da Bio, conhecido por suas propriedades que contribuem para aumento de energia e melhora da imunidade com uma potente ação antioxidante. Seus benefícios são inúmeros, mas o que muito se destaca é sua ação energética.
Aproveitando, temos um mega cupom de desconto exclusivo para você leitor. Não perca essa chance de garantir os melhores produtos com preços ainda mais baixos, utilizando o cupom BLOG10.
Com essas dicas de hoje, você poderá ter muito mais energia e uma maior produtividade para realizar as atividades do seu dia.
Gostou do artigo? Então compartilhe com mais pessoas para que elas também possam aplicar essas dicas em suas rotinas também. Nos siga em nossas redes sociais e fique sempre por dentro das nossas novidades.
Até a próxima!