Novembro é marcado pela cor azul, símbolo da campanha que visa cuidar da saúde masculina, conscientizar e prevenir o câncer de próstata, ampliando a importância do autocuidado integral.
O movimento mobiliza eventos, palestras e diferentes outras formas de divulgação que lembram a importância de se cuidar, não apenas no combate ao câncer da próstata, mas de toda a saúde física e emocional do homem.
Fique conosco até o final! Hoje vamos compartilhar um pouco sobre a origem desta campanha, o seu principal objetivo e formas que podem contribuir com o seu bem-estar.
É uma campanha que acontece todos os anos no mês de novembro e tem como principal objetivo a conscientização e prevenção do câncer de próstata, além de espalhar a importância do cuidado com a saúde física e mental do homem.
Falar mais sobre o assunto é essencial para que tabus que envolvem a saúde masculina sejam quebrados, sejam eles pelo preconceito que envolve o exame de próstata, pela correria do dia a dia ou a falta de importância ainda atribuída pelo próprio homem.
Infelizmente, é grande o número de homens que são diagnosticados já em uma fase mais avançada da doença, fato que pode ser prevenido, e descoberto antecipadamente facilitando as chances de cura.
A Campanha é uma iniciativa que teve origem em novembro de 2003 na Austrália, mês escolhido devido ao Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, que se comemora dia 17.
Foi idealizada por homens, que tiveram a brilhante ideia de iniciar um movimento de conscientização sobre a saúde masculina e o câncer de próstata, desmistificando assuntos a respeito do exame de toque retal . Com o passar dos anos a campanha tomou uma grande proporção se espalhando para mais de 20 países, inclusive o Brasil.
Conhecido, o movimento ganhou força e tem incentivado homens a se cuidarem e contribuírem com a divulgação das informações que sustentam a campanha.
O Câncer de próstata é o mais comum entre homens, principalmente na terceira idade, e se desenvolve quando o crescimento descontrolado das células formam tumores malignos na glândula.
A doença não manifesta sintomas logo em sua fase inicial. Quando os sinais passam surgir, geralmente já está adiantada, apresentando alguns sintomas como:
– Dificuldade de urinar;
– Redução no jato da urina,
– Sangue ao urinar;
– Necessidade de urinar mais vezes durante o dia e noite;
– Dor óssea.
Existem alguns fatores que podem ser considerados de risco para o câncer de próstata, são eles:
– homens que tem histórico familiar de câncer de próstata;
– homens negros tem maior incidência para esse dia de câncer;
– obesidade.
A cura do câncer de próstata é possível quando a doença é diagnosticada de forma precoce. Por isso, é recomendado que homens com idade acima dos 45 anos, enquadrado em algum dos fatores de risco, e acima dos 50 sem estes fatores, devem procurar o urologista para conversas sobre o toque retal, exame que permite que o médico avalie se existe algum endurecimento, alteração na glândula ou a presença de possíveis nódulos.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estimam-se no Brasil 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano, entre os anos de 2023-2025.
É comprovado que a adoção de hábitos saudáveis é uma das maneiras de prevenir o risco de câncer e outras doenças crônicas. Trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a ter muito mais vitalidade, veja:
Tenha uma alimentação saudável: Além de todos os benefícios para a saúde, adotar uma dieta rica em frutas e verduras, livre de gorduras e conservantes, pode ser uma boa opção de prevenção.
Faça atividade física: Os exercícios físicos fazem bem, não só para o corpo, mas também para a saúde da mente. Ajuda a prevenir a obesidade e consequentemente reduz os fatores de risco para desenvolvimento do câncer de próstata.
Manter o peso corporal adequado: O Excesso de gordura é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, por isso, buscar manter o peso ideal é uma solução que pode contribuir para a prevenção do câncer.
A Biostévi conta com produtos que contribuem com a saúde da próstata, veja:
Composto Proteção Prostático: Desenvolvido a partir de ativos naturais, é um composto pensado para auxiliar na proteção da próstata, contribuindo para tratamento da hiperplasia prostática benigna, além de auxiliar na melhora do sistema urinário.
Óleo de Semente de Abóbora: Extraído das sementes da aboboreira, é rico em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajuda a manter a saúde da próstata, prevenindo doenças como hiperplasia prostática benigna, além de contar com inúmeros benefícios ao organismo, dentre eles, contribui com a prevenção de doenças cardiovasculares, ajuda a regular os níveis de colesterol e até favorece a perda de peso.
Pygeum Africano: Um potente anti-inflamatório de origem natural indicado para tratamento de infecções no sistema urinário e tratamento da hiperplasia prostática benigna. Favorece também a saúde sexual masculina, aumentando a capacidade de ereção e contribuindo para aumento da libido.
Espero que você tenha gostado do artigo de hoje. Acho importante reforçar que fazer acompanhamento e procurar o urologista na idade indicada é essencial para prevenção e tratamento de doenças.
Aproveitando, estamos no mês da Black Friday, o momento certo para comprar barato. Acesse nosso site e aproveite os descontos exclusivos.
E se você ainda não nos segue em nossas redes sociais, clique aqui e fique sempre por dentro das novidades e lançamentos da Biostévi.
Nos vemos na semana que vem.