A queda de cabelo excessiva, caracterizada pela perda de mais de 100 fios por dia, preocupa tanto homens como mulheres. Existem diversos motivos que fazem o cabelo cair mais do que é considerado normal, de 50 a 100 fios por dia, e hoje trouxemos as causas mais frequentes e como tratar. Confira!
Uma das causas mais comuns da queda de cabelo é passar por situações de estresse recorrentes, tanto físico quanto mental. Em alguns casos o estresse pode não ser a principal causa da perda de cabelo, mas pode ajudar a acentuá-la.
Assim, o recomendado é diminuir a carga de estresse, ao, por exemplo, ter mais tempo de lazer, descanso e praticar atividades físicas. Essas atitudes ajudam não só no tratamento para queda capilar, como também melhorar a qualidade de vida como um todo.
A deficiência de ferro diminui a concentração de hemoglobina, fazendo com que os fios recebam menos oxigênio, nutrientes e sangue. Isso faz com que eles se tornem mais fracos e quebradiços.
Se for o caso, deve-se consultar um médico especialista para avaliar a necessidade de suplementação de ferro, além de incluir na alimentação alimentos ricos desse mineral, como feijão, leguminosas e carne vermelha.
Os problemas na tireoide afetam todo o organismo e um dos sinais que a sua tireoide pode não estar saudável está na queda acentuada de cabelo. Isso acontece porque os nutrientes necessários para fios saudáveis não são absorvidos da melhor forma, além do próprio desequilíbrio hormonal.
Se existe uma suspeita de alteração no funcionamento da tireoide, o indicado é procurar um médico especialista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.
A menopausa, ou seja, a interrupção da menstruação que faz com que a mulher pare de produzir estrógeno e a andropausa, que provoca a diminuição dos testículos e a diminuição da testosterona, podem fazer com que o cabelo também caia bastante.
Neste caso, o ideal é consultar o ginecologista ou o endocrinologista para que o profissional avalie a necessidade de reposição hormonal para evitar a queda dos fios.
A covid-19 pode causar queda de cabelo em algumas pessoas após algumas semanas da infecção, podendo durar de 6 a 9 meses. A queda capilar associada a essa doença é conhecida por eflúvio telógeno e acontece devido ao acúmulo de substâncias inflamatórias no corpo.
Na maioria dos casos, a queda é solucionada em torno de 3 a 4 meses depois da infecção, mas em casos de quedas acentuadas, o paciente deve procurar um médico dermatologista especialista na área capilar.
Rever a alimentação é um dos pontos mais importantes para reduzir e prevenir a queda de cabelo. Da mesma forma que qualquer parte do nosso corpo, as células que tornam o cabelo forte dependem de uma dieta balanceada. Alguns alimentos e suplemento capilar que podem te ajudar a ter menos queda capilar são:
Frutas vermelhas: excelentes fontes de antioxidantes, elas ajudam a proteger os folículos pilosos dos danos causados pelos radicais livres.
Como vimos, a queda de cabelo pode ter várias causas. Assim, somente um médico especialista é capacitado para dizer qual o medicamento e vitamina capilar mais indicado para cada caso, além da dosagem correta e a duração do tratamento. Confira a seguir os medicamentos mais comuns para tratar a queda de cabelo.
O Minoxidil é um dos medicamentos mais populares para a queda de cabelo. Trata-se de uma substância que estimula o crescimento capilar, aumentando os vasos sanguíneos e melhorando a circulação sanguínea no local. Ele também prolonga a fase de nascimento e crescimento do cabelo.
Temos aqui no blog um artigo que explica tudo sobre esse produto e o seu funcionamento. Clique aqui para conferir!
O Biopanto é indicado para reduzir a queda capilar, podendo ser usado em conjunto com o Minoxidil para um melhor resultado. Este suplemento tem alguns nutrientes importantes em sua composição, como cistina, cisteína e metionina, que são benéficos para cabelos e também para pele e unhas.
A dose recomendada normalmente é de 1 cápsula, 2 vezes ao dia, durante 3 a 6 meses de tratamento ou de acordo com as recomendações do médico dermatologista.
As Hair Gummies são um tipo de suplemento alimentar para a saúde dos cabelos, unha e pele. Elas são feitas em formas de gominhas saborosas, o que facilita o consumo e possuem vitaminas e minerais essenciais para o crescimento saudável e fortalecimento dos fios de cabelo.
Confira o artigo que fizemos sobre essas gominhas, onde explicamos tudo o que você precisa saber!
Aproveite e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro das novidades e continue nos acompanhando aqui no blog para mais dicas de saúde.