Todos os anos, cerca de 11 milhões de pessoas, em todo o mundo, desenvolvem algum tipo de câncer. Felizmente, com os avanços da medicina, atualmente, essa doença pode ser tratada e curada. Ainda assim, o pós-tratamento de pacientes oncológicos requer alguns cuidados específicos, dentre eles a reposição de vitaminas.
E por demandar uma certa atenção, especialmente sobre quais vitaminas ingerir, nós da Biostévi Pharma preparamos esse artigo sobre a suplementação de vitaminas após o tratamento de quimioterapia. Siga lendo!
Para compreender melhor sobre a necessidade de repor vitaminas depois de um tratamento contra o câncer, precisamos entender como esse processo age em nosso organismo.
Vamos falar mais especificamente sobre os efeitos da quimioterapia, já que essa é a forma mais comum de tratar o câncer, aqui no Brasil.
A quimioterapia tem como base o uso de medicamentos que ficam responsáveis por destruir as células cancerígenas. Esses compostos atingem todas as partes do corpo via corrente sanguínea,
Dessa forma, esse tipo de tratamento se diferencia de outros, como a radioterapia e as cirurgias, os quais acabam sendo mais focais, com ações direcionadas a determinadas regiões do organismo.
Por circular na corrente sanguínea, o tratamento quimioterápico afeta também células saudáveis do corpo, por exemplo, os glóbulos vermelhos (hemoglobina) e glóbulos brancos (leucócitos).
Tais tipos de células são fundamentais para o organismo pois são responsáveis pela transmissão de ferro e por combater infecções, respectivamente. Sendo que estes são processos importantes na manutenção do bem-estar de um indivíduo.
Portanto, a quimioterapia impacta diretamente na saúde do organismo, principalmente, no sistema imune, responsável por combater doenças, como uma “simples gripe”. Com isso, pacientes oncológicos tornam-se muito mais sensíveis a qualquer tipo de infecção, afinal, o corpo está muito mais frágil e debilitado.
Além de afetar as células, a quimioterapia também pode ocasionar outros efeitos colaterais, como:
Entre diversos outros mencionados pelo Instituto Nacional do Câncer.
Diante de todos esses dados, é evidente que para melhorar a qualidade de vida após a finalização da quimioterapia, é preciso alguns cuidados extras com a saúde. Você pode começar por realizar a reposição de vitaminas, já que o corpo pós tratamento se torna mais suscetível a perdas dessas substâncias.
Consumir uma elevada quantidade de vitaminas e minerais é crucial em qualquer fase da vida. Porém, especialmente quando o indivíduo passa por algum processo como a quimioterapia, é necessário prestar mais atenção a esse aspecto.
Uma vez que as vitaminas são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, elas precisam estar presentes em quantidades suficientes em nosso organismos. Isso porque elas desempenham papéis importantes em diversos processos. Atuando desde o fortalecimento do sistema imune até a atividade cerebral.
Assim, pacientes oncológicos devem se atentar ao índice de vitaminas em seu organismo, já que elas são muito importantes para deixar o corpo mais forte e saudável após o término de um tratamento contra o câncer.
Portanto, realizar a reposição de vitaminas se torna uma necessidade. E, neste ponto, você pode estar se perguntando como repor esses nutrientes? A seguir, vamos falar melhor disso.
Em qualquer período da vida, uma das melhores maneiras de realizar a reposição de vitaminas sempre será por meio de uma alimentação balanceada. Afinal, os alimentos são a nossa maior fonte de nutrientes.
E quando nosso organismo passa por algum tipo de tratamento, se torna ainda mais crucial investir em uma nutrição adequada.
No caso de pessoas que passaram recentemente por quimioterapia, é preciso sempre consultar um médico e nutricionista para saber quais são os alimentos mais apropriados durante esse período do pós-tratamento.
Porém, como o corpo está um pouco mais vulnerável, pode ser que seja necessário realizar a reposição de vitaminas por meio de suplementos e complexos multivitamínicos.
Quando o indivíduo não consegue atingir a quantidade recomendada de vitaminas e minerais, o uso de compostos multivitamínicos é prescrito.
Porque, com o uso dessas cápsulas tem-se uma maior garantia de que a pessoa está efetivamente ingerindo a dosagem que o seu corpo necessita após o tratamento de quimioterapia.
Se esse é o seu caso, e seu médico recomendou a realização da reposição de vitaminas por meio de suplementos alimentares, saiba que a sua melhor escolha é investir em compostos manipulados.
Como, o Complexo Multivitamínico de A a Z da Biostévi Pharma, que reúne em sua composição inúmeras vitaminas importantes para o fortalecimento do organismo. Conheça alguns nutrientes presentes nesse manipulado:
São diversos nutrientes que, por estarem na forma manipulada, trazem ainda mais benefícios ao corpo e ajudam a repor aquelas substâncias que foram perdidas durante o tratamento oncológico.
Porém, lembre-se que antes de consumir qualquer composto, seja ele, manipulado ou não, ou até mesmo para realizar alterações na sua rotina alimentar, após finalizar a quimioterapia, é necessário ter o apoio de profissionais da saúde, como médicos e/ou nutricionistas.
Afinal, é sempre melhor tomar um cuidado extra, especialmente em períodos tão delicados como esse.
Achou que este artigo foi importante para você?
Então, aproveite também e nos siga nas redes sociais, para ficar por dentro de todas as novidades da Biostévi Pharma.
E se esse conteúdo foi útil para você, continue acompanhando o blog da Biostévi, sempre abordamos assuntos como a reposição de vitaminas, prevenção do câncer e diversos outros temas relevantes para sua saúde e bem-estar!
A Biostevi nasceu de um sonho e, há mais de 40 anos, transforma esse sonho em realidade. Com paixão e dedicação, seguimos firmes no propósito de proporcionar saúde, beleza e bem-estar. Cada produto que oferecemos carrega nossa história, nosso compromisso com a qualidade e o orgulho de fazer bem feito.