As articulações são responsáveis pelas conexões dos ossos a estrutura esquelética e por garantir a movimentação de segmentos do corpo, com isso podemos verificar a existência de 3 tipos de articulações: fixas, semimóveis e móveis.
Com o passar dos anos começam a surgir dores articulares principalmente nos joelhos, ombros e quadris, processo natural causado pelo desgaste das articulações que pode ter sido gerado pelo sobrepeso, atividades físicas pesadas, menopausa e etc.
Estudos indicam que indivíduos na faixa etária entre 30-50 anos, os problemas articulares geralmente são causados por traumas e muitas vezes pela carga excessiva durante atividade física ou de trabalho, nos idosos observa-se que os problemas surgem devido ao desgaste natural decorrente da idade.
O diagnóstico realizado por especialista é feito através dos sintomas apresentados e exames por imagem como radiografia. É importante a realização de um diagnóstico precoce para que o especialista possa indicar o melhor tratamento e oriente quanto à adaptação das atividades físicas.
No início os sintomas podem não aparecer ou serem sutis, como por exemplo, dor somente quando se movimenta o local afetado. Caso apresente dor em mais de uma articulação é importantíssimo procurar um médico para que outros sintomas sejam pesquisados, para que se exclua a possibilidade de doença grave de origem sistêmica. Com a evolução dos sintomas os pacientes costumam apresentar sintomas como dor e rigidez nas juntas, limitação dos movimentos e deformação nas articulações.
Muitos especialistas quando realizam diagnóstico precoce incluem em seu protocolo de tratamento a suplementação de colágeno tipo II que é a principal proteína estrutural na cartilagem, responsável pela resistência, tração e firmeza da articulação. Atua também no sistema imunológico para diminuir a dor e bloquear a inflamação.
Também é importante a indicação de atividade física acompanhada por equipe multiprofissional que irá avaliar individualmente cada caso e suas necessidades.
Biostévi Pharma.