Desde o útero materno, os ossos já são uma parte muito importante do nosso corpo. Com a função de sustentá-lo, auxiliar a movimentação, proteger os órgãos internos e funcionar como uma reserva de sais minerais, os ossos merecem o nosso cuidado em todas as fases da vida.
A partir dos 30 anos, a estrutura óssea naturalmente passa a perder forças, tanto em homens como em mulheres. Como resultado, os ossos tornam-se mais frágeis e ficam propensos à fraturas se não forem tomados os cuidados necessários para a saúde óssea.
Por isso, com o avanço da idade, é preciso muita atenção e cuidado para garantir a qualidade de vida. No artigo de hoje, você vai descobrir os riscos de não cuidar dessas estruturas e o que você precisa fazer para proteger a saúde dos ossos.
Cerca de 10 milhões de brasileiros apresentam algum grau de osteoporose atualmente, segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose. Essa doença se caracteriza pela perda progressiva da massa óssea, ossos fracos e tornando-os predispostos a fraturas.
A principal causa para a osteoporose são deficiências no processo de fixação e absorção de cálcio e outros minerais pelos ossos, o que é comum em homens e mulheres acima de 50 anos.
Essa doença atinge principalmente mulheres depois da menopausa devido à queda de estrogênio, mas também pode acometer homens devido à falta de exercício físico, diabetes, hipertiroidismo, entre outros.
A osteopenia é uma condição que faz com que a pessoa perca massa óssea e pode levar a uma osteoporose, caso não seja feito o diagnóstico a tempo de não permitir a evolução.
O envelhecimento está entre as principais causas da osteopenia, porém fatores genéticos e hereditários, pouca exposição ao sol, sedentarismo e desnutrição também fazem parte da lista.
Para evitar a chance do aparecimento de doenças que acometem os ossos, alguns hábitos simples podem ser adotados. Listamos 4 deles a seguir, confira!
A alimentação é o principal fator para manter a saúde dos ossos em dia. Alimentos que contenham cálcio devem estar inclusos no prato, como leite e derivados; ovos; folhas de caruru, espinafre, rúcula, couve e brócolis; sementes de linhaça e de abóbora.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é consumir entre 1.000mg a 1.300mg de cálcio por dia, o que equivale a três porções dos alimentos que citamos.
Porém, o cálcio sozinho não garante a saúde dos ossos. Alimentos ricos em fósforo e magnésio também devem ser incluídos na alimentação, como frutas, legumes e grãos.
A vitamina D é essencial para a absorção de cálcio pelo organismo e a principal fonte dessa vitamina é o sol. Porém, a exposição solar não deve ser exagerada: para pessoas com peles mais claras, o ideal é tomar sol por pelo menos 15 minutos por dia e para pessoas com peles mais escuras, 30 minutos de exposição solar diária antes das 10h ou depois das 16h já é suficiente.
Para pessoas que possuem deficiência de vitamina D, como em casos de problemas de saúde ou pouca exposição solar, são recomendados os suplementos dessa vitamina. Aqui na Biostévi temos diversas opções de manipulados de vitamina D, confira.
Os exercícios físicos trazem diversos benefícios para o corpo, inclusive para a saúde dos ossos. O osso é um tecido vivo e quanto mais exige-se deles, mais fortes ficam. Além disso, as atividades físicas melhoram o equilíbrio e a coordenação, o que se torna muito importante à medida que envelhecemos.
Tanto peso a mais quanto peso a menos pode acarretar problemas à saúde dos ossos. No caso da obesidade, o sobrepeso pode inflamar e desgastar a cartilagem, causando dores e até desenvolvimento de fraturas e outros problemas de saúde.
Já em pessoas que estão abaixo do peso, principalmente mulheres, há ainda mais razões para se preocupar. O período menstrual pode cessar, o que significa níveis de estrogênio muito baixos e incapazes de suportar o crescimento ósseo, causando maior risco para desenvolver osteopenia.
Aqui na Biostévi desenvolvemos manipulados exclusivos para te ajudar a cuidar da saúde dos ossos. Trouxemos eles a seguir para você conhecer, mas lembre-se de somente comprá-los caso for recomendado pelo seu médico.