A terapia pós ciclo, também conhecida como TPC, apesar de ainda hoje causar polêmica, é essencial para garantir a reposição hormonal e certificar que o corpo volte a funcionar normalmente.
Mas afinal, o que é a TPC? Quais os benefícios para a saúde? Para quem é recomendada? Como é feita? São muitas perguntas a serem respondidas e para saber mais continue conosco até o final!
Após o período de uso de hormônios sintéticos, como esteróides anabolizantes, são reduzidos os níveis de testosterona no corpo. Isso acontece porque o organismo entende que não é necessário produzir o hormônio, já que há uma produção deste acima do normal.
Assim, a terapia pós ciclo entra para ajudar nos níveis de testosterona no corpo. A TPC também é muito importante para evitar os possíveis efeitos colaterais que a baixa produção de testosterona pode trazer, como:
Todos os usuários de esteróides anabolizantes devem fazer a terapia pós-ciclo. Sem ela, a produção de testosterona demora vários meses para reverter o quadro. Além disso, todos os ganhos durante o ciclo podem ser perdidos.
A TPC ajuda a manter os ganhos de massa muscular recém adquiridos após um ciclo de anabolizantes. A queda brusca nas taxas circulantes e a baixa produção de testosterona pode resultar em perdas significativas de massa muscular, chegando até a zerar o ganho nos casos mais graves.
Mulheres também devem fazer a TPC, pois podem sofrer uma série de efeitos colaterais durante e após o ciclo de esteróides por conta do desequilíbrio emocional. Dentre esses efeitos estão crescimento de pelos, queda de cabelo, engrossamento da voz e hipertrofia do clitóris.
Ao acelerar a recuperação dos níveis hormonais, a TPC traz diversos benefícios para a saúde, como:
Cada pessoa pode sofrer efeitos colaterais diferentes após um ciclo de anabolizantes e isso pode ser identificado por meio de exames hormonais. Para seguir com a TPC, é preciso considerar os exames, o histórico de saúde, o período em que foram utilizados os anabolizantes, quais os produtos e a frequência.
O tempo de TPC também varia, pois ciclos de esteróides orais, injetáveis de meia-vida curta e injetáveis de meia-vida longa pedem terapias de tempos maiores ou menores.
Normalmente, para ciclos de esteróides orais, é indicado uma média de terapia de 4 semanas. Injetáveis de meia-vida curta pedem até 8 semanas e injetáveis de meia-vida longa necessitam até 12 semanas de terapia pós ciclo.
A escolha dos remédios para TPC é livre e pessoal, porém recomendamos consultar um médico para ter as melhores recomendações do que usar. Algumas das substâncias bastante utilizadas na terapia são:
Gostou do conteúdo? Não esqueça de continuar sempre ligado aqui no blog e nos acompanhar também pelas redes sociais para ficar por dentro dos nossos lançamentos