Todo procedimento cirúrgico é seguido por um pós-operatório cheio de regras e restrições, a curto ou a longo prazo. Isso para que o tratamento seja efetivo e você não se depare com preocupações ou problemas inesperados. Por isso que o artigo de hoje trata sobre um tema muito importante: a necessidade e a relevância de vitaminas no pós-bariátrica. Confira o texto na íntegra para entender mais sobre o assunto! A sua saúde e bem-estar é nossa maior preocupação.
Conhecida popularmente como “redução de estômago”, esse tipo de cirurgia realmente muda o formato original do órgão e restringe a sua capacidade de receber alimentos. É por isso que há uma redução significativa do peso logo após o procedimento e mesmo ao longo da vida.
Mas é preciso falar sobre os impactos que essa intervenção causa em nosso corpo. Para sermos mais práticos, uma comparação: antes da bariátrica, o estômago é capaz de consumir cerca de 1 a 1,5 litro de alimento. Depois da cirurgia, esse volume cai consideravelmente, sendo de 25ml até 250ml. O que é bem menos que a metade. Logo, o corpo vai precisar de um tempo de adaptação. E, principalmente, de bons hábitos para manter uma boa saúde e evitar complicações e efeitos colaterais.
Sempre depois da realização de algum tipo de procedimento cirúrgico, é essencial que o paciente tome alguns cuidados e siga à risca as indicações do seu médico. Afinal, cada caso é único. E só assim é possível garantir que os resultados sejam completos e assertivos.
Mas alguns cuidados são bem mais gerais e até mesmo fazem parte da rotina de qualquer pós-operatório. No caso da cirurgia bariátrica, temos alguns pontos que precisam de mais atenção. Por isso que a seguir você vai encontrar indicações básicas sobre os cuidados pós-procedimento. Acompanhe:
No caso da alimentação, existem dois momentos principais: o pós-operatório imediato e o pós a longo prazo. Isso porque, como já sabemos, esse tipo de cirurgia depende muito mais dos cuidados e dos hábitos do que tão somente do procedimento para que os resultados sejam satisfatórios e mais permanentes.
Primeiro vamos falar sobre o período imediato após a cirurgia. Nos primeiros dias, a alimentação tem a função de ajudar na recuperação, otimizando o processo. Sem contar que é essencial que o sistema imunológico esteja blindado e consiga proteger o corpo até o final do período mais crítico de recuperação. Que seria a primeira quinzena. Sendo assim, a alimentação nesse período visa recuperar-se o quanto antes e da melhor maneira possível.
Passados os dias de recuperação e reabilitação, entra a verdadeira mudança de hábitos. Essa precisa, inclusive, ser permanente. E sempre acompanhada de um profissional da área. Por isso, busque por um nutricionista e entenda quais as suas novas necessidades e qual é o melhor tipo de dieta para o seu caso. Lembrando que não adianta buscar na internet várias e várias indicações. O que você precisa mesmo é buscar ajuda profissional.
Portanto, a nossa dica é: busque por auxílio profissional e especializado. A intenção deste tópico é tão somente deixar clara essa necessidade de atendimento específico e individual.
Normalmente os pacientes precisam fazer a reposição de vitaminas pós-bariátrica. Já que por mais que seja um procedimento considerado seguro, ele é extremamente invasivo. E com a perda de peso, pode ser que o corpo acabe perdendo massa óssea e, consequentemente, vitaminas que são essenciais.
Por isso que ao começar o acompanhamento com a equipe médica, questione sobre a necessidade da suplementação de vitaminas no pós-bariátrica. Pois a reposição de vitaminas, ferro e outros minerais é muito importante para uma boa saúde.
Anemia, fraqueza, dor muscular constante… São alterações que precisam ser observadas de perto. Afinal, esses sintomas podem revelar faltas de vitaminas importantes para uma boa manutenção do corpo. Por isso, o primeiro passo é observar quando e qual a frequência dessas alterações. Depois é preciso procurar por um médico e relatar todo o ocorrido. E depois do período de acompanhamento e de alguns exames, obter um resultado sobre o problema e projetar a melhor solução para o caso.
Outras alterações que são indicativo de alerta: unhas descamando, pele ressecada, queda de cabelo, etc. O ideal é que você observe o que é “normal” e o que parece diferente depois da cirurgia. Pois os reflexos são variados e podem se manifestar de maneiras diferentes para cada pessoa.
Em nosso site você encontra o Complexo Vitamínico Pós-Bariátrica Biostévi, que possui 23 micronutrientes e muitos benefícios. Já que além de alguns tipos de vitaminas, nele você encontra minerais como Ferro, Cálcio, Magnésio, Zinco e Selênio. Tudo o que você precisa para fortalecer o seu sistema imunológico e repor elementos que são importantes para um equilíbrio saudável.