Antes de começarmos de fato a falar sobre sustentabilidade, vamos contar um pouquinho de história para vocês.
No final da última Era Glacial, aproximadamente 20 mil anos atrás, nossos ancestrais começaram a cultivar plantas e domesticar animais nas regiões com clima favorável, assim, a busca por alimentos que antes exigia que fossem nômades, passou por uma grande transformação: cada vez mais, se difundiam as práticas agrícolas, os vilarejos cresciam e as pessoas podiam usufruir do processo de produção de alimentos, e o consequente fim da necessidade de deslocamentos em grupos.
Este marco transformou nossa história, e aos poucos o homem foi ocupando todos os ambientes terrestres, causando mudanças ambientais significativas – florestas, savanas, solos, rios, oceanos e até mesmo a atmosfera foi alterada.
Para conversar sobre os impactos dessa mudança e falar sobre como produtos de origem vegana podem ajudar na sustentabilidade do planeta, preparamos este artigo especial. Então, continue lendo.
De acordo com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), somente 25% da superfície terrestre está livre de impactos substanciais causados por atividades humanas, e este índice deve cair para menos 10% até 2050, segundo projeções da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES).
Atualmente, 75% da superfície terrestre possui nossa marca. A cada minuto, perdemos mais de 200 mil metros quadrados de floresta. No Brasil, apenas 0,5% da área desmatada detectada no ano de 2019 está dentro da legalidade, e os alertas de desmatamento da Amazônia bateram recorde no primeiro trimestre de 2020, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). E, não para por aí, nossos oceanos também estão cada vez mais ácidos, e a exploração da vida marinha ultrapassou os limites da sustentabilidade.
Em nosso país, a estimativa é de que seis bilhões de animais terrestres sejam abatidos ao ano, sendo que a expansão não sustentável de áreas dedicadas à agricultura e à pecuária é uma das principais causas da degradação do ecossistema terrestre e aquático. Essa produção exige muito da nossa terra, água, da geração de energia, além de produzir quantidades exorbitantes de dejetos e emitir poluentes.
De acordo com os pesquisadores Shuck e Ribeiro: “O resultado líquido é um sistema de produção de alimentos de extrema ineficiência: em média, para alimentar os animais criados para consumo são usadas aproximadamente dez vezes mais calorias do que as contidas em sua carne.”
Refletir sobre nossos hábitos de consumo, principalmente os alimentares, é importante para que possamos entender qual nosso papel em meio a crise ambiental que estamos inseridos.
Não podemos mais nos abster de nossa responsabilidade enquanto assistimos nossos solos sendo esgotados, a desertificação, nossa água sendo poluída, a acidificação dos oceanos, extinção de espécies, danos ambientais muitas vezes irreversíveis.
Pensando nisso, a Biostévi Pharma foi atrás de quem é expert quando o assunto é sustentabilidade: a nutricionista Luna Azevedo, formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com título de especialista em Fitoterapia e Ortomolecular pela ASBRAN e coordenadora da Pós Graduação em Nutrição Vegetariana e Vegana com Extensão em Gastronomia do Instituto Luciana Harfenist, professora, palestrante e com mais de 10 anos de experiência clínica com foco no público vegetariano e vegano, e que assina o projeto #VidaPorLuna, trazendo reflexões e troca de conhecimento importantes sobre temas diversos, como nutrição em todas as fases da vida, saúde mental, sustentabilidade, vegetarianismo e muito mais!
Juntos criamos uma linha totalmente vegana da Biostévi, na qual todos os ativos são minuciosamente estudados para que os produtos possam ter certificação vegana!
Prezamos também por fornecedores que defendem a sustentabilidade e que possuam selos e certificações de qualidade e ambientais, aplicando práticas sustentáveis em seus processos produtivos e de comercialização.
Além disso, os cuidados estão voltados para que a embalagem também seja sustentável, contribuindo para que possamos preservar nossos recursos naturais e tornar a relação do homem com a natureza menos predatória.
Serão diversas novidades e todos os detalhes estão sendo cuidadosamente pensados para tornar a cadeia produtiva da Biostévi Pharma ainda mais sustentável, com preço justo, alternativas saudáveis, responsabilidade e respeito aos nossos consumidores, e agora, mais do que nunca, ao meio ambiente.
A Biostévi é BIO + Você + Sustentabilidade!