Nutriente essencial para a saúde dos ossos e do coração, a vitamina K foi descoberta em 1929 e é encontrada em dois formatos: Vitamina K1 e Vitamina K2., detalharemos, a seguir, as funcionalidades da vitamina K2 e como se beneficiar dela.
A vitamina K2, oficialmente chamada de menaquinona, é obtida através da fermentação microbiana. Nossa flora intestinal é capaz de sintetizar o nutriente, que também pode ser encontrada em alimentos de origem animal e também em alimentos fermentados.
A filoquinona, popularmente conhecida como vitamina K1, é extremamente importante para o sistema circulatório. Sem a K1, o fígado não consegue produzir as moléculas que asseguram a coagulação sanguínea.
Já a vitamina K2, além de também atuar na coagulação, ajuda o metabolismo do cálcio no organismo.
A falta da vitamina K é mais comum em recém nascidos, pois durante a gravidez a quantidade desta vitamina que passa da mãe para o bebê é mínima, e nos primeiros dias de vida o bebê ainda não adquiriu as bactérias necessárias para a produção.
Já nos adultos, essa ausência costuma estar ligada a:
O conhecimento dos sintomas da ausência de vitamina K são muito importantes, e vale ressaltar que o diagnóstico deve ser feito somente por profissionais médicos.
São estes os sintomas da ausência dessa vitamina:
– Aparecimento de manchas escuras derivadas de sangramento na pele;
– Sangramento nasal;
– Vômito com sangue;
– Sangue na urina;
– Sangue nas fezes;
– Fezes com cor muito mais escura que o comum;
– Ossos frágeis.
A vitamina K ajuda a evitar o acúmulo de cálcio nas artérias, minimizando o risco de problemas maiores para cardíacos.
A vitamina K regula a deposição de cálcio no organismo, tornando-se um componente essencial para a calcificação óssea. Além disso, ela diminui a perda da densidade mineral óssea, reduzindo muito o risco de fraturas.
A vitamina K2, além de auxiliar no metabolismo do cálcio, ativa a produção de osteocalcina, que é responsável por renovar o esmalte dos dentes e ajuda na construção de ossos e dentes saudáveis.
Encontramos muitos alimentos ricos em vitamina K, mas nem sempre conseguimos consumi-los em quantidade suficiente para repor toda carência necessária em nosso organismo, por isso existe a suplementação através de manipulados, que é uma alternativa simples e efetiva.
Assim como a maioria das vitaminas, o K2, quando usado em excesso, pode impedir a absorção de inúmeros outros nutrientes. Sendo assim, é muito importante contar com o acompanhamento médico durante a suplementação.
A Vitamina K2 da Biostévi é ideal para prevenção e tratamento da carência nutricional de vitamina K2.
Ela atua no tratamento da osteoporose, promovendo a fortificação dos ossos, reduzindo os riscos de fraturas e promovendo a prevenção de doenças do coração.Acesse os compostos da Biostévi que incluem a vitamina K2, clicando aqui.