Quem nunca ouviu falar do ômega 3 e de seus inúmeros benefícios para a saúde? Vamos combinar que a quantidade de marcas, especificações e dosagens disponíveis no mercado costuma deixar muita gente confusa, afinal, saber quais são os critérios necessários para escolhermos o melhor ômega 3 e qual deles mais se adequa as nossas necessidades, não costuma ser uma abordagem tão frequente em nossas rodas de conversas, não é mesmo?!
Pensando nisso, trouxemos algumas explicações do que de fato é o Ômega 3, qual a necessidade de suplementação, quais são os reais benefícios, e desmistificar algumas ideias que são atribuídas a ele. Ficou curioso? Então vem comigo!
Muito famoso por proporcionar diversos benefícios para a saúde, o ômega 3 se tornou conhecido principalmente por sua ação anti-inflamatória, sua contribuição na saúde cerebral e melhora da visão. Claramente esses são apenas alguns dos seus muitos auxílios para a saúde, e mais pra frente vou te mostrar todos eles.
É chamado de gordura do bem ou óleo de peixe e encontrado em altas concentrações na natureza, em peixes marinhos e algumas sementes, e apesar disso, apenas a ingestão de alimentos ricos em ômega 3 não são suficientes para suprirem a necessidade total dessa substância no organismo. Por esse motivo, sua suplementação é considerada essencial para os seres humanos, já que não é produzido naturalmente pelo nosso corpo.
Leva esse nome por ser um conjunto de 3 ácidos graxos, sendo eles o ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA), mas apesar disso, as suas funções mais conhecidas estão relacionadas ao EPA e o DHA.
O EPA e o DHA são ácidos graxos que tem ganhado destaque pelos seus benefícios comprovados para a saúde cerebral e cardiovascular, no entanto, apesar de ambos serem importantes e trabalharem juntos, cada um tem as suas funções específicas.
O EPA é uma substância lipídica poli-insaturada, originária de fontes marinhas e que se destaca por suas propriedades anti-inflamatórias e cardiovasculares. Ele ajuda no controle dos níveis de triglicérides no sangue, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e dores no corpo, além de serem essenciais para ajudar no tratamento da obesidade, pela sua ação anti-inflamatória e favorecer a saúde cerebral, ajudando no combate dos problemas neurológicos, ansiedade e depressão.
O nosso corpo não produz naturalmente o EPA, por esse motivo, torna-se necessária a ingestão de alimentos com alto teor dessa substância e a suplementação, já que mesmo ingerindo esses alimentos, ainda pode não ser suficiente para alcançar os níveis normais desse ácido graxo no organismo.
O DHA é um tipo de ácido graxo, fundamental para o desenvolvimento e manutenção da saúde cerebral, saúde dos olhos e sistema cardiovascular. Ele contribui para melhora da capacidade cognitiva, atenção, bom funcionamento da memória, concentração e desenvolvimento psicomotor.
Salmão, atum e algumas algas marinhas podem ser considerados alimentos ricos em DHA, e assim como o EPA, a suplementação torna-se necessária mesmo com a ingestão regular desses alimentos, para que se mantenha com os níveis adequados para o organismo.
Agora que você já sabe o que significa o DHA e o EPA e os seus benefícios, é hora de escolher o ômega 3 com uma maior concentração de EPA ou de DHA, a partir do seu principal objetivo.
Além dessa escolha, é importantíssimo considerar a pureza do produto, e isso pode ser identificado a partir do selo MEG-3. Ele é uma garantia de que o suplemento foi submetido a um processo rigoroso de purificação o Molecularly Destilled Omega-3 Extract (extraído de ômega-3 por Destilação Molecular) que indica que ele foi processado de maneira a remover contaminantes e impurezas, como metais pesados, PCB (policloro bifenilos) e outros compostos potencialmente nocivos.
O Ômega 3 pode ser encontrado especialmente em peixes marítimos como atum, sardinha, salmão e nas sementes como chia e linhaça, mas como falamos acima, apesar da importância de ingerir esses alimentos, é imprescindível também suplementar essa substância para ter de fato os benefícios relacionados a ele.
Por isso, a Biostévi lançou 4 novos ômegas 3, e o nosso diferencial é o selo MEG-3, que garante uma matéria prima confiável, entregando além de qualidade um elevado nível de pureza. Confira:
Ômega 3 Neural: O Ômega 3 Neural como o nome mesmo indica, tem uma maior quantidade de DHA, mais especificamente 1000mg de DHA e 400mg de EPA. É um suplemento alimentar indicado para aqueles que precisam melhorar as funções cognitivas, e que almejam ter melhores resultados no bom funcionamento da memória e aprendizado.
Ômega 3 Cardio: Se você está buscando uma melhora nas funções cardiovasculares, o Ômega 3 Cardio é o indicado. Ele tem uma maior concentração de EPA sendo 1000mg e 400mg de DHA, e pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas e no controle dos níveis de triglicerídeos no sangue, além de ser um poderoso anti-inflamatório, auxiliando no combate de dores e doenças crônicas como artrite reumatoide e doença intestinal.
Super Ômega 3: O Super ômega 3 também tem uma quantidade mais elevada de EPA sendo 660mg enquanto o DHA é 440mg.Sua concentração favorece a saúde cardiovascular, e tem aquele efeito anti-inflamatório poderoso para reduzir as dores e desconfortos.
Ômega 3 Premium: O Ômega 3 Premium, por sua vez, possui uma concentração de EPA 360mg, maior que a de DHA que é 240mg, e apesar de serem dosagens mais baixas, ele também é indicado para o bem-estar da saúde cardiovascular e ajuda no combate de doenças inflamatórias.
Todos eles estão disponíveis em nosso site, então corre lá pra dar aquela espiadinha na qualidade e preço justo que só a Bio tem. E pra ficar ainda melhor, eu trouxe de volta aquele cupom de desconto exclusivo dos nossos leitores, o BLO10, para você pagar um preço ainda mais especial.
Continue sempre por aqui, toda semana temos artigos novos e assuntos relevantes que com certeza podem ser muito esclarecedores para você. E se tiver ficado alguma dúvida sobre os ômegas, pode nos chamar em nossas redes sociais que te ajudamos, tá bom? Até semana que vem!!
Revisão Técnica:
Dra. Renata Coslovic Simão
Licenciada em Farmácia pelo Centro Universitário São Camilo – 2010
Profissional com 17 anos de experiência em Farmácia de Manipulação. Trazendo uma sólida experiência em farmacotécnica, farmacologia clínica e gerenciamento de medicamentos. Conhecimento extenso de operações de farmácia, gestão de farmácia e medicamentos.