Muitas vezes, seja pela correria, estresse ou por alguns maus hábitos, não damos a devida atenção a uma boa e gostosa noite de descanso. E cai entre nós, a rotina de sono ou a falta dela afetam diretamente no nosso dia a dia. Por isso é importante saber como o corpo funciona e o que torna o processo mais fácil. Então fique com a gente e saiba mais sobre a melatonina, o hormônio indutor do sono. Você merece mais qualidade de vida. E por que não começar com uma noite bem dormida?
O sono desempenha funções biológicas fundamentais, pois é enquanto dormimos que o nosso organismo irá exercer as principais funções restauradoras do corpo. Sendo capaz de dar equilíbrio aos sistemas imunológico, endócrino e neurológico, mantendo o equilíbrio emocional e psíquico. O que, sem dúvidas, vai nos dar maior disposição para desempenhar as atividades diárias.
Alguns fatores externos, maus hábitos noturnos e alimentares, estresse e depressão podem ser algumas das causas de insônia. Sem contar, é claro, que o uso de medicamentos ou substâncias podem interferir na qualidade do sono. Por isso, você precisa entender que algumas situações não são desejáveis e vão atrapalhar o descanso.
A insônia é caracterizada pela dificuldade em adormecer e/ou manter uma noite de sono contínua. Os efeitos mais comuns depois de uma noite mal dormida são o corpo mais cansado e o humor mais instável. Já que as funções restauradoras não foram bem concluídas devido à instabilidade do descanso. Para combater a insônia é muito importante tomar alguns cuidados. Por exemplo:
Além disso, é importante que o ambiente favoreça o estado de ”stand-bye” do nosso cérebro. Por isso, estabeleça uma rotina de sono. Só assim seu corpo vai se acostumar com os horários e aprender a desligar e religar no momento certo.
Outro ponto muito importante e, sem dúvidas, ajudará a manter uma boa noite de descanso é relaxar antes de se deitar. Pois se você colocar a cabeça no travesseiro pensando em muitas coisas ou mesmo estando muito tenso por causa do seu dia, a chance de a insônia dar as caras é bem alta! A dica é: tome um banho quente. Isso ajudará a relaxar os músculos. Além disso, você pode fazer coisas que te deixam tranquilo, por exemplo: ler, ouvir uma música, beber um chá quente.
Mas se ainda assim você não conseguir acertar uma técnica que seja infalível, o problema pode estar na produção ou liberação de melatonina. Sabe para que essa substância serve?
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, que está localizada no nosso cérebro. Ela é responsável por regular nosso relógio biológico, controlando as horas em que o corpo está mais desperto ou em repouso completo. A melatonina funciona como indutora do sono. Porém, só é liberada quando há a ausência de claridade no ambiente.
Outros fatores que podem influenciar na redução da produção da melatonina são a mudança de rotina noturna (mudança de horário de trabalho para o período noturno), o próprio envelhecimento (que reduz a sua produção) e fatores temporários como o “jet-lag” decorrente de viagens para locais com fuso horário diferente do local de origem.
Para ajudar nos níveis naturais de melatonina existe a versão sintética, que age da mesma forma regulando nosso relógio biológico e melhorando a qualidade do sono. Muitas pesquisas vêm sendo realizadas a respeito dos benefícios da melatonina, que não se restringe apenas a melhorar o sono.
Por ser um ótimo antioxidante, a melatonina não só regula o sono como também possui efeitos reparadores. Isso quer dizer que ela vai ajudar a combater radicais livres que podem ser prejudiciais ao nosso corpo. Muitos surgem por causa da exposição à poluição, a elementos nocivos ou mesmo decorrentes dos altos níveis de estresse.
E já que muitas pessoas têm dificuldades com a produção desse hormônio, a versão sintetizada é uma boa saída. Pois assim você poderá diminuir tanto o tempo que leva para adormecer quanto a quantidade de vezes que tem o seu sono interrompido. Logo, terá mais horas totais de sono. Que, com certeza, serão mais relaxantes, tranquilas e gerarão um descanso de qualidade.
Você pode saber mais sobre a Melotonina em nosso site. Lá é possível encontrar informações mais específicas sobre esse suplemento e muito mais. O tratamento para insônia na palma da mão? A Biostévi te oferece!