Popularmente conhecida como “Casca da virgindade”, o barbatimão vai muito além das polêmicas e possui inúmeras propriedades medicinais. Conheça abaixo algumas de suas funções e como usar de forma adequada:
O barbatimão é muito popular no tratamento de feridas de difícil cicatrização mas é benéfico em inúmeros outros casos como úlcera, diarréia, gastrite, conjuntivite, problemas no fígado, problemas nos rins e hérnia.
É, também, um grande aliado da saúde bucal pois possui propriedade bactericida que previne cáries e gengivite. O creme é capaz de eliminar parte da carga viral do HPV e está sendo estudado como uma possível cura para o vírus.
Além de cicatrizante, é adstringente frequentemente usado na confecção de sabonetes para higiene íntima. Na medicina popular também é muito utilizada para tratar feridas pós-parto e na remoção de verrugas.
Ele possui dezenas de benefícios, confira alguns:
Para fazer o chá, você vai precisar de 20 g da casca ou de folhas. Ferva um litro de água e misture. O chá deve repousar por 10 minutos antes do consumo. É necessário coar.
O barbatimão pode ser usado diretamente na pele ou servido como chá, onde é fervido seu caule e folhas. O chá também pode ser usado como banho de assento para o caso de doenças íntimas. E caso você queira desfrutar dos benefícios do barbatimão sem abrir mão da praticidade, confira o site da Biostévi, lá você encontra a pomada e o creme de barbatimão. Seu uso varia de acordo com o objetivo do tratamento.
“Casca da virgindade”
Ele possui uma grande concentração de tanino, substância que tem propriedades cicatrizantes. Por conta dessa ação, era amplamente usado em fazendas para auxiliar na recuperação das mulheres durante o período pós-parto.
Especialistas explicam que, quando aplicada sobre a mucosa, a planta causa uma contração momentânea e é daí que surge o mito de que o barbatimão faria a mulher retornar à virgindade. Apesar de ser uma ação instantânea e curta, muitas pessoas ainda usam para esse fim. Polêmicas à parte, a substância tem é uma baita aliada da saúde íntima por isso, é facilmente encontrada em pomadas vaginais e cremes.
O Barbatimão não é indicado para mulheres grávidas ou lactantes. Além disso, também está contraindicado para pacientes com problemas graves no estômago, como câncer no estômago ou úlceras. A planta também é altamente tóxica aos bovinos, o que exige certo cuidado durante seu cultivo.
Por se tratar de uma substância de origem vegetal, o barbatimão apresenta poucos e pequenos efeitos colaterais como a irritação no estômago.
Como citado anteriormente, o barbatimão não deve ser usado por mulheres grávidas pois pode provocar aborto. Além do mais, uma superdosagem da substância pode causar envenenamento. Suas sementes são altamente tóxicas e, por isso, não devem ser consumidas.
É facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e drogarias. Quando for escolher seu manipulado, conte com quem tem mais de 40 anos no mercado! Aqui na Biostévi você encontra barbatimão em creme e pomada, confira!