As verrugas são protuberâncias ásperas e irregulares que se desenvolvem na pele, geralmente causadas por uma infecção viral pelo papilomavírus humano (HPV) e normalmente inofensivas. Existem vários tipos de verrugas, incluindo verrugas comuns, verrugas plantares, verrugas planas e verrugas genitais.
No artigo de hoje, você vai saber mais sobre cada um dos tipos de verrugas, quais as causas, a prevenção e como tratar. Boa leitura!
As verrugas são lesões cutâneas, geralmente benignas, causadas pelo papilomavírus humano (HPV). Elas aparecem como pequenas elevações na pele, com uma superfície áspera e textura semelhante ao couro, podendo ter coloração variada, desde o tom de pele até o marrom escuro.
As verrugas podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas mãos, pés, rosto e genitais. Elas são contagiosas e podem se espalhar de uma pessoa para outra através do contato direto com a pele ou com objetos infectados, como toalhas, sapatos e outros objetos pessoais.
Existem vários tipos de verrugas, que podem se desenvolver em diferentes partes do corpo. Alguns dos tipos mais comuns incluem:
É importante lembrar que o diagnóstico correto e o tratamento adequado devem ser realizados por um profissional de saúde, pois nem todas as verrugas são iguais e podem ter diferentes causas e tratamentos.
A maioria das verrugas é transmitida pelo HPV, que pode infectar a pele através de cortes ou arranhões e pode se proliferar em áreas úmidas e quentes do corpo. Porém, elas também podem surgir devido a doenças como diabetes, obesidade e gravidez, além de predisposição genética.
Com exceção das verrugas plantares, que causam dor quando a pessoa caminha e podem até sangrar e as verrugas genitais, que podem coçar, essas lesões cutâneas costumam ser assintomáticas.
Existem medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco de contrair verrugas, como:
As verrugas não costumam ser perigosas, mas elas podem ser desconfortáveis e afetar a aparência estética da pele. Assim, é indicado consultar um médico se aparecer hemorragia ou sinais de infecção, como pus ou crosta em torno da verruga; se a cor dessas lesões mudarem; se forem dolorosas e se você tem diabetes ou HIV.
Existem várias opções para remover verrugas, que devem ser indicadas pelo médico especialista de acordo com as características delas.
A crioterapia é uma técnica utilizada para remover verrugas através do uso de nitrogênio líquido, que é um gás que se encontra a temperaturas muito baixas. O procedimento envolve a aplicação de nitrogênio líquido na área da verruga, a fim de congelar as células afetadas e destruí-las.
Durante o procedimento, o médico ou profissional de saúde aplica o nitrogênio líquido na verruga com um dispositivo especializado, como um spray ou uma haste de algodão. O nitrogênio líquido é aplicado por um período curto de tempo, geralmente entre 10 e 30 segundos, e é removido após o tratamento.
Esse tratamento envolve a aplicação de ácido salicílico todos os dias na verruga para dissolver as camadas de pele que a compõem. Pode levar algumas semanas para a verruga desaparecer.
A remoção de verrugas com fita adesiva é um tratamento não invasivo que envolve o uso de uma fita adesiva para cobrir a verruga e “sufocá-la”. Esse método funciona criando uma pressão na área afetada, o que pode ajudar a interromper o suprimento de sangue para a verruga, fazendo com que ela eventualmente morra e caia.
O tratamento a laser é uma boa opção para remover várias verrugas ou quando estão espalhadas. O procedimento é geralmente realizado por um dermatologista ou cirurgião plástico e envolve o uso de um laser de dióxido de carbono para vaporizar as células da verruga.
O médico especialista também pode recomendar o tratamento para verrugas utilizando medicamentos específicos. Confira a seguir as opções que temos aqui na Biostévi.
A Podofilina é extraída dos rizomas de podophyllum peltatum e é ideal para auxiliar na remoção de verrugas dermatológicas e de infecção por HPV devido a sua ação antibiótica e cáustica.
O manipulado auxilia no tratamento de verrugas dermatológicas e verrugas decorrentes de infecção por HPV, além de auxiliar também no tratamento de língua negra vilosa ou língua negra pilosa.
O Tratamento para Calo e Olho de Peixe reúne os benefícios do ácido salicílico e do ácido lático e foi desenvolvido para tratar verrugas comuns, olho de peixe (verruga plantar) e calosidade. Tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica e cuida da saúde da região em tratamento, reduzindo o risco de desenvolver outras enfermidades na pele.
O que achou desse conteúdo? Se foi útil para você, continue nos acompanhando aqui no blog e não deixe de nos seguir nas redes sociais.