Controlar o apetite é, para muitas pessoas, a parte mais difícil das dietas, principalmente quando alimentos tentadores estão sempre por perto, como salgadinhos e guloseimas. Para reverter a situação, os inibidores de apetite natural e os de farmácia podem ser uma boa opção.
Os inibidores de apetite natural são certos alimentos saudáveis como frutas, aveia e linhaça, já os inibidores de farmácia são os suplementos naturais ou medicamentos sob prescrição médica. No artigo de hoje, vamos falar sobre essas duas formas de controlar a fome, além de te dar outras dicas valiosas que envolvem mudança de hábitos. Confira!
Alimentar-se em um intervalo de 3 horas evita a fome porque o corpo fica sempre saciado, além de auxiliar a diminuir a quantidade de alimentos ingeridos na refeição seguinte.
Quando estamos com fome, costumamos comer mais e, normalmente, o desejo é por alimentos calóricos que contribuem para o ganho de peso. Por isso, o recomendado é comer em pequenas quantidades a cada 3 horas.
Durante o sono, o corpo produz hormônios essenciais para o seu equilíbrio, além de eliminar toxinas. Quando não temos uma boa rotina de sono, acabamos precisando de mais alimentos para gerar energia e se manter em alerta. Assim, o indicado é dormir de 8 a 9 horas por dia, sendo consistente nos horários para dormir e acordar, além de evitar cochilos que durem mais de 30 minutos por dia para não atrapalhar o sono noturno.
Ao contrário do que se imagina, a atividade física não aumenta o apetite. Uma pesquisa recente da Drextel University analisou a rotina alimentar de mais de 130 pessoas que participavam de um programa de perda de peso. Foi descoberto que quando elas não estavam ativas fisicamente, o risco de não seguirem uma dieta chegava até 12%, o dobro em relação ao ciclo em que a prática esportiva era incentivada.
Além disso, a constatação ficou ainda mais evidente em um trabalho visto como referência atualmente, publicado em 2016 na revista Medicine & Science in Sports Exercise, em que foi comprovado que o apetite não aumenta após a atividade física, pois a concentração da grelina (hormônio que promove a sensação de fome) é maior durante um período de restrição alimentar sem exercício do que em momentos de atividade.
Existem alguns alimentos que ajudam a aumentar a saciedade, principalmente aqueles que são ricos em fibras. Quando consumidos, aliados às mudanças no estilo de vida que trouxemos acima, eles são capazes de ajudar no emagrecimento saudável. Confira alguns deles abaixo:
Rica em água e muita fibra, a pera reduz os desejos de doce e prolonga a sensação de saciedade no intestino, uma vez que sua digestão é lenta. Além disso, ela leva o açúcar para o sangue de forma gradual, não sendo capaz de provocar pico de glicemia.
A banana tem grande poder de saciedade devido a alta concentração de fibras, que no estômago absorvem água e formam uma espécie de gel. Além disso, ela regula o intestino, reduz a pressão arterial, fornece energia para o treino e muito mais.
Apesar de ser rica em carboidratos, a aveia tem baixo índice glicêmico e sua digestão é demorada, o que leva a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, suas fibras, como a betaglucana, diminuem a absorção de gorduras e o inchaço abdominal, melhoram a prisão de ventre e regulam o intestino.
O consumo dessa semente ajuda a diminuir o apetite graças à alta concentração de fibras e outras substâncias que aumentam a saciedade. A linhaça também é recomendada para regular o intestino e diminuir cólicas e gases intestinais.
Os inibidores de apetite de farmácia também são recomendados para ajudar a controlar a fome. Aqui na Biostévi temos várias opções de manipulados com diversos benefícios, confira a seguir alguns deles:
Se você gostou desse conteúdo, leia também 6 plantas medicinais que ajudam no emagrecimento e Como perder gordura abdominal naturalmente e de forma saudável?