O mês de janeiro é marcado pela campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. Esse mês foi escolhido para o movimento por simbolizar culturalmente um período onde as pessoas costumam traçar novas metas e refletir sobre mudanças e recomeços.
No artigo de hoje, você vai saber mais sobre a campanha, qual sua origem, a importância e dicas de como cuidar da saúde mental para ter um novo ano mais leve e proveitoso. Leia mais para descobrir!
Criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leandro Abrahão, a campanha Janeiro Branco busca estimular a prevenção do adoecimento emocional, discutindo sobre a importância da saúde mental para melhorar a qualidade de vida.
Em um relatório emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), diz-se que a saúde mental é “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva”.
Assim, a campanha tem a intenção de desenvolver uma cultura de cuidados com a saúde mental para que as pessoas se sintam à vontade para compartilhar suas dificuldades emocionais e tem o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção de doenças relacionadas, por exemplo, a ansiedade, pânico, estresse e depressão.
O cuidado com o bem-estar emocional é uma necessidade de todas as pessoas, pois, à medida que cuidamos de nós mesmos, passamos a entender melhor o mundo e a nos relacionar melhor com as pessoas à nossa volta. Além disso, superamos ressentimentos do passado e vivenciamos o dia a dia com mais tranquilidade.
Diferente do que muita gente pensa, a busca pelo cuidado da saúde mental não é uma exclusividade de pessoas que sofrem com transtornos mentais e psicológicos. Pessoas mentalmente saudáveis vivenciam, como qualquer outra, situações de alegria, tristeza, raiva e frustrações e precisam estar bem para conseguirem enfrentar os desafios da vida cotidiana.
Além do mais, a saúde mental influencia diretamente na saúde física e vice-versa. Doenças no corpo são muitas vezes causadas por situações psicológicas, motivo a mais para mantermos o autocuidado tanto mental, quanto físico.
Muitas vezes, os sintomas que mostram que a saúde mental não vai bem podem passar despercebidos, uma vez que é muito fácil cair no piloto automático hoje em dia. Separamos alguns desses sinais, confira:
Esses sintomas indicam que está na hora de dar atenção para a saúde mental. Confira a seguir algumas medidas que você pode tomar para cuidar da sua mente e ter mais qualidade de vida.
Tire um tempo para você sempre que possível
Diante de tantas responsabilidades e afazeres do dia a dia, é comum nem pararmos para fazer aquilo que nos dá prazer no tempo livre. Porém, é muito importante tirar momentos para relaxar e separar um momento para fazer algo que traga satisfação, como ler um livro, dançar, sair com amigos, etc.
Durma bem
Boas noites de sono são fundamentais para o funcionamento adequado do organismo, principalmente o cérebro. Pratique a higiene do sono, ou seja, tenha um horário para dormir e acordar todos os dias e evite o uso de telas pelo menos 30 minutos antes de dormir para ajudar a melhorar a qualidade de sono.
Pratique atividades físicas regularmente
A prática de exercícios físicos ajuda na liberação de endorfina, o hormônio da felicidade que causa a sensação de bem-estar e a serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom humor. Além disso, as atividades físicas ajudam a melhorar a autoestima, a disposição e a qualidade de sono.
Contribuem também para tratar transtornos mentais, isso porque, com a mente ocupada, deixamos um pouco de lado as preocupações e emoções negativas. Outra explicação é a quebra de rotina, pois doenças como depressão, pânico e estresse crônico podem ser paralisantes e, ao sair da segurança do lar para praticar exercícios físicos, é possível quebrar o ciclo de estagnação.
Alimente-se adequadamente
A alimentação tem impacto direto no nosso cérebro, cognição e estado emocional. Por isso, uma dieta com a combinação correta de vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis podem ajudar a melhorar a função cerebral, a memória, os níveis de energia e controlar as emoções.
Entre os nutrientes mais estudados para reduzir as chances ou minimizar os efeitos dos transtornos mentais, estão o ômega 3, zinco, magnésio, selênio, a vitamina D, complexo B, os polifenóis e os aminoácidos.
Evite substâncias psicoativas
Álcool e drogas aumentam as chances de desenvolver transtornos mentais e, se você já tiver recebido um diagnóstico nessa área, o consumo dessas substâncias podem agravar ainda mais o quadro.
Faça terapia
Não tenha medo nem vergonha de pedir ajuda. É essencial procurar auxílio profissional ao perceber que existe sofrimento ou dificuldade de lidar com as emoções. No processo terapêutico, é onde se encontra o autoconhecimento para entender melhor o porquê de seus hábitos, medos e atitudes e viver uma vida mais tranquila e leve.
Se você quer ler mais conteúdos como esse, fique sempre ligado aqui no blog! Semanalmente trazemos artigos exclusivos para te manter sempre atualizado sobre o mundo da saúde. Aproveite e também dê uma olhada em nossos manipulados clicando aqui.
Suplemento para Ansiedade: Desenvolvido a partir de ativos de origem naturais, o Suplemento tem a capacidade de ajudar a promover sensação de calma e relaxamento, contribuindo para redução da ansiedade, irritabilidade, estresse e hiperatividade. Contribui para melhora do humor e ajuda a melhorar a memória e cognição.
Ômega 3 Neural Biostévi: Uma fórmula rica em DHA e EPA, que tem como principal finalidade auxiliar na melhora da saúde cognitiva. Ajuda a melhorar a capacidade de concentração, memória e aprendizado, tem poderosa ação antioxidante e pode ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas.
Se você quer ler mais conteúdos como esse, fique sempre ligado aqui no blog! Semanalmente trazemos artigos exclusivos para te manter sempre atualizado sobre o mundo da saúde. Aproveite e também e nos siga em nossas redes sociais clicando aqui. Até mais!
Licenciada em Farmácia pelo Centro Universitário São Camilo – 2010
Profissional com 17 anos de experiência em Farmácia de Manipulação. Trazendo uma sólida experiência em farmacotécnica, farmacologia clínica e gerenciamento de medicamentos. Conhecimento extenso de operações de farmácia, gestão de farmácia e medicamentos.