A queda capilar tem sido um dos maiores medos da humanidade desde que o ser humano entendeu que as madeixas serviam para expressar seu modo de vida, sua cultura e até mesmo seu senso estético. Desde então, os fios que antes eram somente para proteger o couro cabeludo, ganharam um papel importante na moda e na forma de se expressar através do corte de cabelo, por exemplo. Os motivos para a queda capilar exigem conhecimento especializado para entender a fundo a possível causa que vai desde disfunções hormonais até estresse, poluição e falta de absorção nutricional.
É claro que o modo de vida que levamos está diretamente relacionado à forma que nossos fios reagem. Podemos notar isso após um dia de praia, por exemplo, quando nossos fios ressecam e armam devido aos minerais encontrados na água salgada, junto ao estresse causado pela exposição ao sol.
Mas é possível que a gente evite isso tomando a atenção para a proteção dos fios, ingerindo antioxidantes via oral, nutrientes que ajudam na ancoragem dos fios (evitando assim a queda) e aminoácidos essenciais, todos esses encontrados em formulações manipuladas especificamente para a saúde dos fios. Além disso, a hidratação do corpo e a manutenção intestinal, pode estar ligada à forma como seu corpo absorve esses nutrientes e distribui pelo corpo até que chegue em seu folículo piloso.
Uma vez que se entende o motivo da queda capilar, fica mais fácil escolher a melhor tecnologia farmacêutica disponível para aquela causa. Por exemplo, no caso de queda capilar causada por fatores hormonais, os ativos ideais serão aqueles que atuam nos receptores daqueles hormônios localizados no couro cabeludo.
Um exemplo conhecido é o mineral zinco, que atua diminuindo a biotransformação do hormônio testosterona em sua forma mais potente, di-hidrotestosterona, uma vez que atua diretamente na 5-alfa redutase, enzima responsável por essa conversão. Em conjunto com o zinco, temos a vitamina B6 que demonstra potencializar o efeito do mineral.
Já em casos nutricionais, os ativos mais indicados são aqueles que irão nutrir as unidades capilares localizadas dentro dos folículos, no couro cabeludo.
Esses ativos trabalham o aumento do aporte sanguíneo a fim de levar à essas unidades mais oxigênio e mais nutrientes que foram ingeridos com a alimentação ou com o auxílio de nutracêuticos. Nesse caso, por exemplo, são empregados o Minoxidil, alguns Óleos Essenciais Mentolados e Canforados e extratos vegetais que irão trabalhar em conjunto com outros ativos ou fatores de crescimentos que agem diretamente na manutenção e crescimento dos fios.
• Aumento Nutricional dos fios;
• Melhora na ancoragem dos fios;
• Combate à queda Capilar;
• Aumento da espessura dos fios;
• Aumento da capacidade de produção das unidades foliculares;
• Redução da calvície causada por fatores hormonais e nutricionais.
Por fim, a melhor forma de combater a queda capilar é cercando os sintomas com uma gama de produtos que irão auxiliar diariamente a resolução do problema, desde um shampoo específico até vitaminas e suplementos para fortalecer e evitar a queda dos fios. É muito importante também consultar um especialista.
Então não se desespere, existem muitas soluções para a evitar a queda capilar e que podem deixar seus cabelos mais fortes e saudáveis!
Clique aqui para conhecer os manipulados Biostévi desenvolvidos para auxiliar nos tratamentos capilares e cuidados com seus bem-estar!