No último mês de Outubro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou a utilização e comercialização da melatonina como suplemento alimentar. Contudo, apesar da aprovação, ainda existem algumas restrições do uso da substância, algo que pode provocar certas dúvidas em quem está pensando sobre utilizar esse hormônio.
A fim de esclarecer possíveis dúvidas em relação às exigências da ANVISA para uso desse composto, nós, da Biostévi Pharma, preparamos este artigo repleto de informações sobre esse tema para você. Então, não deixe de conferir.
Primeiramente, antes de compreendermos a importância da recente aprovação dessa substância, temos que entender o que de fato ela é e quais são suas ações em nosso organismo.
A Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso cérebro.
Sua principal função é ajudar a regular o famoso relógio-biológico, que de forma mais científica é chamado de ciclo vigília-sono.
A melatonina é mais produzida pelo cérebro durante o anoitecer, ou seja, mediante o estímulo de luzes escuras. E, como uma vida saudável também inclui dormir bem, esse hormônio acaba sendo crucial para o nosso organismo, uma vez que é o grande responsável por nos auxiliar a dormir bem e relaxar de forma efetiva.
Inclusive, por auxiliar a induzir o relaxamento, a melatonina, muitas vezes, é chamada de hormônio do sono. Assim, ela se tornou um popular ativo para combater a temida insônia, pois muitas pessoas que convivem com esse transtorno apresentam deficiência de melatonina.
Porém, se você sofre com noites mal dormidas, não se automedique, procure ajuda profissional.
Antes da nova decisão da ANVISA, o chamado hormônio do sono só poderia ser comprado mediante apresentação de uma receita médica em farmácias de manipulação.
Contudo, em outros países, como Estados Unidos, esse composto já era comercializado sem receita há alguns anos. Tendo esse fato como base, a Agência realizou um estudo que comprova a segurança do uso do hormônio.
Sobre a nova aprovação, a Agência publicou a seguinte nota: ”a substância em questão já é utilizada em diversos países como suplemento alimentar e como medicamento, com condições de uso variadas. Devido ao interesse dos consumidores e do setor produtivo no acesso e na oferta de produtos contendo essa substância, a Anvisa, proativamente, avaliou a segurança e a eficácia do constituinte”.
Porém, mesmo com a regulamentação da melatonina como suplemento alimentar, o que dispensa o uso de receitas para sua compra, a ANVISA ainda manteve algumas restrições de uso.
Como se trata de um hormônio que pode provocar certa desatenção e sonolência, a Agência faz as seguintes exigências para comercialização da melatonina sem receita:
Além disso, a ANVISA também faz uma recomendação para que as farmácias de manipulação incluam advertência de uso para os grupos já citados e pessoas que realizam atividades com atenção constante, como operadores de máquinas.
A Melatonina é mais frequentemente encontrada em sua forma manipulada.
Portanto, no momento de escolher o seu composto, confie em quem já tem experiência no assunto, como a Biostévi Pharma, uma farmácia de manipulação que está no mercado há mais de 40 anos e é expert na produção de compostos como a melatonina. Por isso, conte com a nossa experiência para ter na sua casa, Melatonina da mais alta qualidade.
E, claro, além da sua forma manipulada, também é possível encontrar pequenas quantidades de melatonina em alimentos como:
Se este artigo fez sentido para você e te auxiliou a buscar uma vida mais saudável, siga acompanhando o nosso blog, pois ele está sempre recheado de dicas e informações sobre
Aproveite também, e nos siga nas redes sociais e acompanhar todos os nossos lançamentos de compostos que ajudam no seu bem-estar e na qualidade do seu sono!