Que a creatina é um poderoso suplemento para o rendimento físico nós sabemos, mas será mesmo que ela é benéfica apenas para os praticantes de atividades físicas? Hoje vamos falar o que é creatina, para que serve, como funciona e quais os seus potenciais efeitos para a saúde. Saiba também qual a recomendação de uso, quando é indicado e quem pode tomar esse suplemento. Se eu fosse você, eu ficaria até o final. Confira.
A creatina é uma substância conhecida do nosso organismo, isso por que, ela é produzida naturalmente pelo nosso corpo, sendo formada por três aminoácidos, glicina, metionina e arginina. Armazenada nos músculos, ela pode também ser consumida através de alimentos de origem animal como carnes, peixes, ovos e leite, mas apesar disso, o consumo desses alimentos teria que ser altíssimo para conseguir ter os benefícios cruciais dessa substância. Por esse motivo, normalmente é recomendada a suplementação com creatina concentrada para melhor desempenho esportivo e outros benefícios para a saúde. Ela é classificada como um recurso ergogênico, e em resumo, pode ser considerada um “estoque” de energia, usado rapidamente em células musculares durantes as atividades físicas de alta intensidade. É armazenada em forma de fosfocreatina, uma reserva de energia de curto prazo, e também atua na regeneração da ATP, o tritosfato de adenosina, molécula de energia fundamental para as células, permitindo que continue com a força e resistência por mais tempo.
Sua suplementação pode ser também necessária para veganos e vegetarianos, uma vez que, devido às restrições alimentares, apresentam uma quantidade menor de creatina no organismo, sendo necessária a suplementação.
A creatina é muito utilizada para o aumento de massa muscular, isso por que essa substância fornece energia para os músculos, evitando, desta forma a fadiga, contribuindo para um melhor desempenho e consequentemente um crescimento muscular.
Boas reservas de creatina podem favorecer a disposição e o desempenho de quem treina, além de contribuir para recuperação após treinos intensos, contribuindo para prevenção da fadiga física.
A suplementação da creatina pode ajudar no aumento da energia disponível para os músculos do coração, além de também ser muito importante para redução da fadiga muscular, permitindo que as pessoas se exercitem mais, beneficiando, desta forma, a saúde cardiovascular.
Quando associada à prática de atividade física, a creatina pode ser indicada para ajudar no tratamento de doenças crônicas como diabetes, osteoporose e doenças cardíacas. Ela pode favorecer o controle dos níveis de glicose e colesterol no sangue, ajudar a prevenir doenças cardíacas e a perda de massa óssea.
O bom armazenamento de creatina pode ajudar no aumento de energia cerebral, isso por que, quando os neurônios estão em atividade, eles consomem muito energia na forma de ATP. O fosfato de creatina tem uma importante participação na formação de energia cerebral, assim como acontece nos músculos, pois quanto mais fosfato disponível, aumentam mais o armazenamento e produção de energia para o funcionamento das funções neurais.
A sarcopenia é uma condição que causa a perda de massa muscular de forma progressiva. A suplementação com a creatina ajuda a aumentar a força e contração muscular e tem efeito anticatabólico, ou seja, ajuda a combater a perda de massa muscular e óssea.
Pouco se fala sobre isso, mas a creatina tem se mostrado cada vez mais eficaz no bem-estar e qualidade de vida da mulher na menopausa. Isso por que, essa é a fase em que o organismo feminino passa por diversas mudanças, dentre elas, a queda dos hormônios estrogênio e progesterona, o que consequentemente pode afetar a densidade óssea, qualidade da massa muscular, humor, memória e qualidade do sono.
A Creatina se torna aqui um importante aliado, já que previne a perda de massa muscular, reduz o risco de fraturas, melhora o desempenho nos treinos e ainda contribui para a melhora da função cognitiva, beneficiando a memória e concentração.
A creatina tem sido muito indicada para ajudar na melhora da saúde do idoso, isso por que, com o passar dos anos, os processos metabólicos do nosso organismo passam por mudanças, como a perda de massa muscular e óssea, motivo, pela qual, alguns idosos caem com maior frequência, correm o risco de fraturas e quedas e perdem força em alguns movimentos.
Foram encontradas vantagens no consumo da creatina para essa faixa etária, entre elas a reposição dos estoques dessa substância, já que, com o avanço da idade, o corpo passa produzir em menor quantidade.
Dentre seus benefícios na terceira idade, a suplementação de creatina também tem a capacidade de ajudar no aumento de massa magra, podendo melhorar o equilíbrio do idoso, fortalecendo o músculo e contribuindo para uma maior estabilidade e equilíbrio ao se movimentar. Ela pode também facilitar a absorção de cálcio pelo organismo, melhorando a densidade óssea, juntamente com a força muscular, já que ambos benefícios caminham juntos. Contribui para o fornecimento de energia para as células cerebrais melhorando a memória e cognição, sem falar da resposta imunológica que pode ser beneficiada graças o aumento da substância no organismo.
O corpo produz naturalmente uma quantidade considerada baixa para proporcionar benefícios efetivos para o corpo. Por esse motivo, para que o corpo usufrua dos benefícios da substância e alcance os seus objetivos, é interessante consumir alimentos ricos em creatina, sendo necessária a suplementação.
Seu uso é considerado seguro por pessoas saudáveis, tanto para melhora do desempenho físico nos treinos, quanto para a saúde do idoso e melhora da longevidade, podendo ser recomendada para diversos públicos. Para melhor indicação de uso e de como a creatina pode beneficiar a sua saúde, consulte um médico especializado que possa fazer a indicação correta da dosagem e formas de uso.
Agora que você já conhece os benefícios da creatina, que tal inseri-la em sua lista de suplementos diários?
A Biostévi dispõe de sabores variados para te ajudar na ingestão, mas se a sua preferência foi sem sabor, nós temos também. Clique aqui e conheça a coleção de creatina que temos disponíveis em nosso site.
Aproveite para conhecer também a creatina em gomas, uma inovação e lançamento da Bio, que além de garantir a qualidade da suplementação, ainda fica mais fácil e prática de consumir, perfeita para levar na bolsa e não deixar de suplementar de onde estiver. Sem sabor residual, a Creatina em Gomas Bio tem sabor de uva verde, um jeito inovador e saboroso de não falhar na suplementação.
Temos um artigo disponível aqui em nosso blog sobre a suplementação de creatina para idosos, se te interessar, dá uma olhada lá também.
Nos vemos semana que vem, até!
Revisão Técnica:
Dra. Renata Coslovic Simão
Licenciada em Farmácia pelo Centro Universitário São Camilo – 2010
Profissional com 17 anos de experiência em Farmácia de Manipulação. Trazendo uma sólida experiência em farmacotécnica, farmacologia clínica e gerenciamento de medicamentos. Conhecimento extenso de operações de farmácia, gestão de farmácia e medicamentos.