Com a chegada do verão, muitos de nós ficamos ansiosos para aproveitar o calor, o sol, e claro, as merecidas férias. No entanto, essa estação também pode trazer consigo alguns riscos como o aparecimento de manchas na pele, especialmente o melasma. Esses pigmentos, que muitas vezes são associados à exposição solar sem a devida proteção, podem afetar a autoestima de muita gente. E o pior é que, além de estéticos, podem também ser sinais de um cuidado inadequado com a saúde da nossa pele.
O verão é uma época maravilhosa, mas exige que tenhamos uma atenção redobrada quando o assunto é proteção solar e cuidados com a pele. No artigo de hoje, vamos falar sobre as causas do aparecimento de manchas e melasmas, e claro, como prevenir e tratar esses problemas para que você aproveite essa estação incrível sem preocupações. Vamos nessa?
Antes de falarmos sobre como prevenir as manchas e melasmas no verão, é importante entendermos o que elas são e por que surgem. As manchas na pele, de maneira geral, são alterações na coloração, que podem variar desde tons mais claros, até os mais escuros, além de possuir diversas causas, como exposição excessiva ao sol, uso de medicamentos, alterações hormonais, entre outras.
O melasma, por sua vez, é um tipo especifico de mancha que costuma aparecer no rosto, especialmente em áreas expostas ao sol, como bochechas, testa, nariz e queixo. Ele se caracteriza por manchas escuras e irregulares, de tonalidade marrom ou acinzentada. Embora seja mais comum em mulheres, especialmente durante a gravidez ou uso de anticoncepcionais, qualquer pessoa pode desenvolver melasma, principalmente se não tiver os cuidados certos com a pele. Ele é desencadeado, principalmente, pela exposição ao sol, que estimula a produção excessiva de melasma, o pigmento responsável pela cor da pele.
Essa estação, é sem dúvida, uma época que nós ficamos mais expostos ao sol, e isso pode ser um dos maiores vilões para quem tem tendência ao melasma. Durante o verão, os raios solares atingem diretamente a nossa pele, estimulando a produção de melanina e, consequentemente, intensificando as manchas já existentes. Para quem sofre com o melasma, essa exposição intensa pode resultar em manchas mais escuras, mais profundas e mais visíveis.
Além disso, o aumento da temperatura e a maior quantidade de radiação ultravioleta (UV) podem prejudicar a barreira protetora da pele, deixando-a mais vulnerável. O melasma é uma condição crônica, e qualquer fator que agrave a exposição solar tende a potencializar a situação. Isso faz com que muitas vezes, quem já tem melasma acabe notando um aumento nas manchas logo após o fim do verão, quando a pele não recebeu os cuidados adequados. Por isso, entender como se proteger durante essa estação, é fundamental para evitar maiores problemas. Agora que que já conseguimos entender um pouco melhor sobre o melasma e as manchas, vamos ver como podemos prevenir esses problemas no verão?
Prevenir as manchas e o melasma no verão não é apenas uma questão de estética, mas também de cuidar da saúde da pele. Existem algumas ações simples e eficazes que podem ajudar na proteção da pele contra os danos solares, e evitar o agravamento dessas condições.
O passo mais importante, é sem dúvidas, o uso de protetor solar. É recomendado que ele seja aplicado diariamente, mesmo em dias nublados, e de preferência com fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior. Além disso, o protetor precisa ser reaplicado a cada 2 horas, especialmente se você estiver suando ou se tiver contato com a água. Isso vai ajudar a bloquear os raios UV, que são os responsáveis pela formação das manchas e melasma.
Outro cuidado fundamental é evitar a exposição solar entre 10h e 16h, quando os raios UV são mais intensos. Durante esse período, procure buscar sombra ou usar chapéus e roupas de proteção. O uso de óculos escuros também é importante para proteger a área dos olhos, que costumam ser uma das mais afetadas pelo melasma. Além disso, investir em produtos clareadores e tratamentos específicos recomendados por um dermatologista pode ajudar a prevenir e tratar as manchas mantendo a pele saudável e com aparência uniforme. Mantendo essas precauções, é possível aproveitar o verão sem que sua pele sofra com o aparecimento de manchas e melasmas.
Para cuidar da pele e prevenir manchas durante o verão, é importante contar com a ajuda de produtos que não apenas clareiem, mas também protejam a pele contra danos solares. Trouxemos uma lista com alguns produtos que vão te ajudar a uniformizar o tom da pele e a prevenir as manchas com segurança.
Protetor Solar Anti Acne 30 UVA/UVB
Esse protetor, foi desenvolvido pela Biostévi com o objetivo de proporcionar mais proteção contra os raios UVA e UVB, formando uma barreira que previne o envelhecimento precoce e combate a oleosidade da pele, além de prevenir a acne também. Ele possui ação antioxidante e hidratante, que ajuda promover mais saúde e beleza para a pele. Sua fórmula contém protetor solar físico à base de minerais com o dióxido de titânio, que forma uma camada na pele, ajudando a prevenir o fotoenvelhecimento.
Booster para Tratamento de Melasma
Esse Booster é uma excelente opção para quem busca ajuda para combater o melasma e uniformizar o tom da pele. Ele combina ativos poderosos que, de acordo com estudos, têm propriedades que favorecem o tratamento da hiperpigmentação, enquanto previnem o envelhecimento precoce. Com ação antioxidante, o produto ajuda a deixar a pele mais firme e uniforme, sendo uma ótima escolha para quem deseja tratar as manchas durante a estação mais quente do ano.
Ácido Kójico + Tranexâmico + Ferúlico + Alfa Arbutim Gel Creme
Esse Gel creme combina o ácido kójico, ácido tranexâmico, ácido ferúlico e alfa arbutim, ativos conhecidos por suas propriedades clareadoras e de combate às manchas. Combinados, eles atuam na redução das manchas causadas pelo sol e melasma, promovendo uma pele mais iluminada e com aparência rejuvenescida. Além disso, o produto ajuda na prevenção da acne, colaborando para um rejuvenescimento facial e uma melhora da tonificação da pele.
Esse produto auxilia no tratamento e prevenção de manchas na pele, por possuir propriedades antioxidantes naturais. Além de ajudar na circulação sanguínea, esse produto também ajuda aumentar a resistência capilar, facilitando a microcirculação e prevenindo danos à pele causados pela exposição ao sol. Seu efeito antioxidante ajuda combater o envelhecimento celular e proteger a pele contra a formação de rugas e manchas, melhorando a saúde e aparência da pele.
Gostou do artigo de hoje??
Espero muito que sim!! Se você estiver interessado em ler outros artigos, continue navegando pelo nosso blog. Ah, e não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais também. É por lá que postamos todas as novidades.
Até a próxima.
Licenciada em Farmácia pelo Centro Universitário São Camilo – 2010
Profissional com 17 anos de experiência em Farmácia de Manipulação. Trazendo uma sólida experiência em farmacotécnica, farmacologia clínica e gerenciamento de medicamentos. Conhecimento extenso de operações de farmácia, gestão de farmácia e medicamentos.