Falar sobre assuntos como saúde mental e suicídio ainda é tabu na sociedade em que vivemos. Porém, discutir esses temas abertamente é fundamental para nos ajudar a reconhecer os sinais que podem levar as pessoas a tirarem a própria vida. Por isso a importância do setembro amarelo e outras campanhas relacionadas à saúde mental.
Para te explicar melhor sobre o que é Setembro Amarelo e porque esse assunto é tão relevante, nós dá Biostévi Pharma preparamos este blog. Que está repleto de informações sobre questões que vão ajudar muito a melhorar o seu bem-estar mental e físico. Acompanhe!
O Setembro Amarelo é uma campanha que acontece no mundo todo e tem como foco principal alertar sobre os altos índices de suicidio. E dados mundiais estimam que cerca de UM milhão de pessoas tiram suas próprias vidas todos os anos, um número alarmante.
A realização das ações de prevenção e alerta acontecem mais fortemente no mês de Setembro porque a data 10/09 é marcada como Dia Mundial da Prevenção ao Suicidio.
Já no Brasil, o Setembro Amarelo acontece desde 2014, e foi instituído pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em conjunto com o a href=https://portal.cfm.org.br/>Conselho Federal de Medicina (CFM).
Apesar de ser um assunto muito delicado, é extremamente necessário tratar desse tema. Afinal, é conversando com amigos e familiares que podemos perceber alguns sinais de depressão e ansiedade que por vezes podem levar a extremos.
Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre o que é esse movimento, pode estar se perguntando: qual a importância do setembro amarelo?
A seguir, vamos conversar mais sobre isso. Confira!
Por muito tempo, depressão e ansiedade foram consideradas como “frescura” por uma grande parte das pessoas. Mas, com a facilidade do acesso a informações promovidas pela internet, esse pensamento tem mudado. E, atualmente, cada vez mais têm se debatido sobre as consequências de transtornos psicológicos no cotidiano de quem convive com esses quadros.
Portanto, falar de saúde mental também é fundamental. De acordo com dados da ABP, aproximadamente 96,8% dos casos de suicidio estavam relacionados com distúrbios como, as já mencionadas ansiedade e depressão, além de bipolaridade e outros transtornos não tão conhecidos.
Assim, a importância do setembro amarelo se dá exatamente porque é graças a esse movimento que as questões relacionadas à saúde mental ficam mais em alta. Devido a isso, estigmas relacionados às pessoas ansiosas e depressivas são quebrados.
Por causa da relevância que a campanha setembro amarelo tem ganhado nos últimos anos, ficou comum acompanharmos durante este mês na TV e em mídias sociais diversas pessoas falando mais abertamente sobre o bem-estar mental. Algo que é muito positivo para toda sociedade.
Neste ano, é provável que o assunto esteja ainda mais em alta por causa do que aconteceu com a ginasta Simone Biles, que desistiu de competir nas Olimpíadas de Tokyo para cuidar da saúde mental.
Casos como o de Biles e diversos outros famosos, são importantes porque acendem o alerta na sociedade toda. E, podem fazer com que aquelas pessoas que antes não tinham conhecimento sobre sua condição depressiva, procure por ajuda especializada e sejam socorridas a tempo. Ou seja, a importância de setembro é tanta que é capaz salvar vidas
A importância do Setembro Amarelo se dá também porque mostra os fatores de risco e sinais de alerta relacionados a transtornos de saúde mental!
Quando uma pessoa possui alguma doença mental que pode indicar uma tendência suicida, ela dá alguns sinais. Porém, esses indícios são muito sutis e difíceis de serem percebidos, mas, é fundamental ter em mente quais são eles.
Para mostrar quais são esses sinais, preparamos uma lista simples, que vai te ajudar a identificar os primeiros indícios de que o seu bem-estar mental pode não estar tão bem. Acompanhe:
Diante desse quadro, a primeira coisa a se fazer é procurar pelo auxílio de um especialista da área da saúde. E, quem cuida dessa parte, normalmente são os psicólogos e psiquiatras, portanto, busque por auxílio de quem entende do assunto.
Não precisa ter medo ou vergonha, pois com o tratamento adequado e profissionais qualificados é completamente possível vencer a depressão e outros quadros de saúde mental que podem levar ao suicidio. Lembre-se sempre que você é o que mais importa, então se cuide!
E, com toda a certeza, você também pode contar com os manipulados de qualidade da Biostévi Pharma, durante todo o seu tratamento.
Se você gosta de conteúdos sobre saúde mental e bem-estar, siga lendo o nosso blog, ele está sempre cheio de conteúdos esses assuntos e diversos outros!
Aproveite também para seguir a Biostévi Pharma nas redes sociais e ficar por dentro das nossas novidades.
Fonte: https://www.setembroamarelo.com/
Imagem: https://www.setembroamarelo.com/