Considera-se que a disfunção erétil ou impotência sexual atinja milhões de homens pelo mundo inteiro a partir dos 40 anos. A disfunção erétil ocorre quando diante de estimulo sexual o pênis não consegue ter ou manter ereção suficiente para uma relação sexual satisfatória, isto é, há um comprometimento da circulação sanguínea para o pênis. A impotência sexual não se caracteriza apenas por não conseguir manter a ereção, mas também esta relacionada a problemas de ejaculação e orgasmo, o que pode afetar a qualidade de vida do homem e de sua parceira.
Não podemos dizer que há um caminho mágico para a prevenção, mas é sabido a importância de manter-se hábitos saudáveis de vida, como prática de atividades físicas, evitar consumo de álcool, cigarro e drogas e manter uma alimentação saudável.
Muitos fatores podem ser a causa de disfunção erétil como: problemas psicológicos, doenças crônicas, doenças vasculares, alterações hormonais, doenças neurológicas, alterações anatômicas e estruturais, consumo excessivo de medicamentos, alcoolismo e tabagismo.
A disfunção erétil pode ser classificada em disfunção erétil primária onde o paciente nunca foi capaz de ter ou manter uma ereção e a disfunção erétil secundária que é adquirida ao longo da vida pelas causas já citadas.
Existem vários medicamentos que podem ser eficientes para aumentar a libido, fornecer energia e auxiliar no tratamento da disfunção erétil. O ideal é procurar um profissional habilitado para que ele possa realizar um diagnostico preciso e adequado com relação a causa e assim indicar a melhor forma de tratamento. A disfunção erétil tem tratamento e por isso à necessidade de um diagnostico precoce e adequado para identificar as causas.
Geralmente o profissional mantêm um tratamento multidisciplinar com indicação de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico e tratamento farmacológico para auxiliar na indução da ereção – há diversos medicamentos disponíveis no mercado, além de orientação de mudança de estilo de vida através de orientação para a pratica de atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.
Biostévi Pharma.