O Natal está chegando e com ele as comidas super gostosas dessa época também.
É bem comum ouvirmos as pessoas falarem após esta data o quanto ganharam peso, não é mesmo? Isto porque o Natal tem a tradição de ser farto em relação às comidas. A variedade é gigantesca.
E é pensando nisso que hoje iremos dar algumas dicas de pratos mais saudáveis para você optar na hora de preparar a ceia deste ano.
Primeiramente, fazer adaptações dos pratos típicos, mas optando por ingredientes mais saudáveis, sendo assim, comidas leves, é super válido. Elimine frituras, ingredientes com alto teor de gorduras e cuidado com excessos. Tudo que é demais, faz mal.
1 – Rabanada
A rabanada é um prato típico no Natal, porém, é uma bomba calórica. Este ano, escolha fazer a rabanada assada, ao invés de frita. Irá ajudar muito a diminuir boas calorias.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em um recipiente, coloque o creme de leite, o açúcar, o ovo, a essência de baunilha e a noz moscada. Logo após, misture bem com uma colher. Em seguida, fatie o pão e mergulhe as fatias na mistura da do recipiente, depois coloque em uma forma untada. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 5 minutos. Retire do forno e polvilhe com canela.
2 – Risoto com legumes
Risoto é um prato fácil e prático, por essa razão, ele costuma ser um dos queridinhos na ceia de Natal. O risoto com legumes é uma opção mais leve. Dica: não economize nos legumes. Quanto mais colorido, melhor!
Primeiramente, corte a berinjela e a abobrinha em cubos e reserve. Em seguida, em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Quando ambos estiverem dourados, adicione o arroz e em seguida o vinho. Misture tudo muito bem. Quando o vinho evaporar, acrescente os legumes e uma xícara de caldo de legumes. Mexa e cozinhe até que o líquido seja absorvido. Continue adicionando caldo, uma xícara de cada vez, até que ele absorva-o e continue a mexer.
O cozimento vai demorar cerca de 30 minutos (pode variar de um fogão para outro).
Cuidado para não cozinhar muito o arroz, pois senão ficará muito mole.
Finalize com a manteiga, parmesão, salsinha e sal a gosto.
3 – Salpicão
O salpicão está sempre presente nas mesas de Natal. Mas é necessário ter cuidado, pois o prato é extremamente calórico. Um dos ingredientes mais calóricos e que facilmente pode substituir é a maionese. Nesta receita trocaremos por iogurte.
No liquidificador bata o iogurte, o suco de limão, o sal, a pimenta, o alho e o azeite. Em seguida, junte em um recipiente os ingredientes batidos com as nozes, as uvas passas, a maçã, o salsão e o peito de frango desfiado. Misture bem e guarde na geladeira até a hora de servir.
Estas foram algumas dicas para você arrasar na ceia de Natal e ainda se poupar de boas calorias.
Mas se não resistir as delícias preparadas pela família, seguem algumas sugestões de produtos que podem auxiliar, como por exemplo as enzimas digestivas que diminuem a sensação de estufado e ajudam no processo de digestão ou a Faseolamina, que atua como bloqueador de carboidratos evitando os quilinhos a mais.
O importante é aproveitar a ceia e manter o bem estar!
Biostévi Pharma