O chamado transtorno de ansiedade é mais comum do que imaginamos. Infelizmente, o Brasil é o país com maior números de ansiosos do mundo. E, um dos maiores medos de quem sofre com esse transtorno é o vício em medicamentos. Mas, graças aos fitoterápicos, como o passiflora, hoje em dia é possível controlar a ansiedade sem abusar de ansiolíticos.
Neste artigo, vamos te explicar melhor sobre o que são fitoterápicos e como essas substâncias podem ser fundamentais no tratamento da ansiedade e outros transtornos mentais.
Quer saber mais sobre o assunto?
Então, siga lendo!
Se você quer entender melhor sobre como os fitoterápicos agem no combate à ansiedade, é necessário primeiramente compreender o que é esse tipo de tratamento.
Para te explicar isso, vamos recorrer à definição da própria ANVISA, que é a agência responsável por regulamentar a produção e a comercialização deste tipo de recurso terapêutico.
De acordo com a ANVISA, um composto fitoterápico é aquele que é obtido a partir de matérias-primas vegetais ativas. A própria agência ressalta que essa matéria-prima deve ser exclusiva. Portanto, não podem ser considerados compostos que possuam outro tipo de substâncias em sua composição. Dessa maneira, a qualidade do produto deve ser assegurada por meio do controle dos insumos usados.
Falando em uma linguagem menos técnica, os fitoterápicos são produtos de origem vegetal. Ou seja, que são obtidos por meio de plantas. Assim, eles se configuram como um tratamento natural mais seguro ao organismo.
Devido ao fato de serem mais seguros e apresentarem menos efeitos colaterais, os fitoterápicos têm se tornado populares no combate aos sintomas dos transtornos mentais, como a ansiedade e depressão.
Um dos melhores exemplos que podemos te dar disso, é a Passiflora. Um composto reconhecido por suas propriedades tranquilizantes.
A passiflora nada mais é do que a flor do maracujá. Você já deve ter ouvido pelo menos uma vez em sua vida que essa fruta é um excelente calmante natural, e a sua flor não é diferente.
Como mencionamos anteriormente, este fitoterápico possui diversas propriedades calmantes e relaxantes; isso porque a Passiflora possui em sua composição substâncias que apresentam propriedades relaxantes e soníferas.
Em razão dessa característica calmante, a passiflora ganhou muita popularidade como calmante natural. É usada principalmente com objetivo de promover o alívio dos sintomas de quadros de ansiedade e tem sido comprovado que ela apresenta vários benefícios ao organismo.
A seguir, explicaremos melhor como a flor do maracujá colabora no tratamento da ansiedade e pode trazer outras vantagens ao organismo. Acompanhe!
Transtornos de saúde mental como a depressão e ansiedade são cada vez mais comuns em nossa sociedade. Mas, bem como problemas físicos, as doenças relacionadas à mente tem cura e são tratáveis.
Por esta razão é muito importante consultar um especialista da área da saúde e entender qual o melhor tratamento para combater esses sintomas que estão cada vez mais presentes na sociedade.
Contudo, muitas vezes, o uso de ansiolíticos e antidepressivos são envolvidos no tratamento. Algumas vezes, esse tipo de tratamento feito com fármacos pode trazer efeitos colaterais graves que são prejudiciais ao organismo.
Algumas das consequências do uso de calmantes tradicionais são:
Além disso, existe o risco de dependência química, ou seja, o uso não controlado e a longo prazo, de calmantes pode levar ao vício.
A passiflora tem se popularizado como uma alternativa natural aos calmantes, em razão dos danos colaterais que os ansiolíticos tradicionais podem provocar no organismo de quem sofre com a ansiedade.
Isso tem acontecido porque as chances dos fitoterápicos causarem dependência são bem menores do que as provocadas pelos famosos medicamentos “tarja preta”.
Como a ação da passiflora é parecida com a dos calmantes, a flor do maracujá é uma ótima opção para quem busca tratar os sintomas do transtorno de ansiedade e tem receio dos prejuízos trazidos pelos ansiolíticos tradicionais.
Também promove diversos benefícios ao bem-estar de quem faz uso dela. Por ser uma planta rica em antioxidantes e anti inflamatórios, ela auxilia na prevenção de doenças e na manutenção do bem-estar físico e, é claro, mental.
Para aproveitar todos os benefícios deste fitoterápico, é fundamental conhecer também quais são as formas ideias de consumi-lo. Abaixo vamos tratar melhor deste assunto. Siga lendo.
No que diz respeito ao consumo de plantas fitoterápicas, é comum que muitas pessoas acreditem que a melhor maneira de fazer uso dessas alternativas naturais seja por meio de chás.
Com certeza, essa bebida é fundamental na medicina alternativa. Recorrer ao chá até pode ser uma boa opção, de vez em quando. No entanto, com a correria do cotidiano, se torna mais complicado consumi-lo, além de existir o risco de super dosagem.
Por isso, a melhor maneira de consumir passiflora e outros fitoterápicos é por meio de cápsulas manipuladas. Aqui na Biostévi Pharma, nós temos uma grande variedade de compostos que usam a passiflora como base, e que sem dúvidas vão te ajudar a combater a ansiedade de forma mais prática; afinal, o que você precisa é de relaxamento, e não de mais uma preocupação.
Neste caso, conte com a sua farmácia de manipulação: Biostévi! Estamos prontos para te auxiliar no que for preciso e devolver sua saúde e bem-estar!
Atenção: antes de realizar algum tratamento para ansiedade é fundamental consultar um especialista da área da saúde e entender qual é a melhor opção para combater os sintomas deste transtorno que é cada vez mais comum em nossa sociedade.
Você gostou deste conteúdo?
Então, continue acompanhando o nosso blog, nele temos diversos conteúdos sobre saúde mental e bem-estar!
Aproveite também para seguir a Biostévi Pharma nas redes sociais e acompanhar todas as nossas novidades.