O sistema imunológico é um dos mais inteligentes que temos no organismo, ele é responsável pelo reconhecimento e pela resposta imunológica contra os agentes patogênicos, mantendo a homeostase (equilíbrio) do organismo.
Essa resposta imune define a obtenção ou não da doença, além de determinar a duração da patologia.
Durante a pandemia de COVID-19, diversos questionamentos referentes a prevenção e cuidados para não se contaminar surgiram. Nas mídias sociais circula diversos tratamentos e remédios caseiros que prometem auxiliar na imunização contra o vírus, mas estudos indicam que o fortalecimento do sistema imunológico é a melhor ferramenta que temos para prevenção da contaminação ou agravamento da COVID-19.
Existem diversos fatores que estimulam o bom ou mau funcionamento do sistema imunológico, dentre elas temos a prática de atividade física que através do movimento nos proporciona melhora na circulação sanguínea, diminui os riscos de doenças cardiovasculares, ajuda no controle do diabetes e hipertensão, nos proporciona bem-estar físico e mental e consequentemente estimula o bom funcionamento do sistema imunológico.
Dormir bem também está entre os principais fatores para o fortalecimento do sistema imune, uma boa noite de sono atua no combate a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, melhora o humor, ajuda na memória e concentração, proporciona melhora do desempenho físico durante o dia entre vários outros benefícios, manter o sono em dia é essencial para o bom funcionamento do corpo de modo geral.
A alimentação é essencial quando o objetivo é o fortalecimento do sistema imunológico, os macros e micronutrientes participam do processo de formação e alimentação das células que defendem nosso corpo de patologias. Manter uma dieta equilibrada além de manter o corpo saudável, ajuda na prevenção e tratamento de doenças crônicas como o diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e respiratórias que também são fator de risco para o agravamento da COVID-19. Estudos apontam que a terapia nutricional em pacientes contaminados reduz significativamente as taxas de mortalidade.
A proporção adequada de macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídeo) e micronutrientes (vitaminas e minerais) estimulam o bom funcionamento das funções fisiológicas do corpo. Algumas vitaminas e minerais dispõem de benefícios específicos que atuam diretamente na melhora da resposta imune, impactando no prognóstico da patologia.
As vitaminas e minerais tem papel fundamental em quase todos os processos fisiológicos e metabólicos do organismo, atua também no aumento da resistência do corpo em relação a agentes infecciosos e melhora do sistema imune.
Dentre as vitaminas e minerais importantes nesse processo, temos o retinol ou vitamina A que é um nutriente que pode ser obtido através da suplementação nutricional ou da alimentação através de alimentos fontes, como por exemplo, fígado, leite, queijo, manga e couve. Atua na estabilidade das células no tecido do sistema imunológico e sua deficiência pode afetar negativamente o funcionamento do sistema imune, podendo reduzir a resistência a infecções.
A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que atua diretamente na prevenção de doenças respiratórias e no fortalecimento do sistema imune, com poder de redução dos riscos de infecções virais. O déficit nutricional desse suplemento pode prejudicar o metabolismo ósseo, causar o desenvolvimento de patologias crônicas como o diabetes mellitus, hipertensão e podendo auxiliar no desenvolvimento da obesidade, além de complicações durante a gestação. Podemos obter a vitamina D através da suplementação ou alimentação através de alimentos fontes, como por exemplo, peixes e frutos do mar, cogumelos e gema de ovo. Tendo em vista que o banho de sol é extremamente importante nesse processo.
A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel muito importante para o organismo, possui potente efeito antioxidante que afeta positivamente o sistema imune. Esse nutriente sempre foi muito indicado para a prevenção de doenças respiratórias, tais como a gripe e resfriados, encontramos a vitamina C através de suplementação nutricional ou na alimentação através de alimentos fontes, como por exemplo, laranja, limão e brócolis.
O zinco é um mineral que exerce papel fundamental no sistema imunológico e auxilia em vários mecanismos fisiológicos essenciais, inclusive na proliferação e maturação das nossas células de defesa. Á carência nutricional de zinco está relacionada com a facilitação ao desenvolvimento de infecções. Encontramos o zinco através da suplementação nutricional ou pela alimentação através de alimentos fontes, como por exemplo, carne vermelha, sementes de abóbora, feijões e amendoim. Sendo muito importante manter os níveis desse mineral dentro das recomendações.
Para fechar nossa lista de nutrientes essenciais para a manutenção e melhora do sistema imune e consequentemente a prevenção e cuidados com a COVID-19, temos o Ferro que é um mineral que compõe diversas proteínas, enzimas, citocromos, mioglobina e até a hemoglobina. A carência nutricional desse mineral está associada com defeitos na resposta adaptativa do sistema imune, bem como na redução dos números de células T e citocinas.
Manter uma alimentação saudável em conjunto com a prática regular de exercícios físicos e uma boa noite de sono são os pilares para manter um sistema imunológico forte e atuante na prevenção e combate contra a COVID-19 e várias outras infecções que lidamos no cotidiano.
A suplementação nutricional de vitamina A, C, D, Ferro e Zinco se fazem extremamente necessárias quando não conseguimos atingir os níveis adequados desses nutrientes através da alimentação e em meio a uma pandemia é essencial priorizar a adequação desses nutrientes, evitando o mal funcionamento do nosso organismo.
Diante dessa luta contra a COVID-19 a prevenção é nossa maior aliada, o distanciamento social e os cuidados com a proteção são extremamente necessários para vencermos esse vírus.
Cuide-se! Mantenha um estilo de vida saudável e procure profissionais habilitados para lhe auxiliar nesse processo.
Equipe de Nutrição
Biostévi Pharma