Com o passar dos anos a população tem se preocupado cada vez mais com a saúde e o corpo, manter os níveis adequados dos hormônios é extremamente importante nesse processo.
Sabemos que conforme o envelhecimento, os níveis de alguns hormônios começam a diminuir, sua produção fica mais lenta e ao mesmo tempo, as necessidades fisiológicas podem continuar as mesmas, e então se faz necessário a reposição hormonal ou até mesmo o estimulante dessa produção.
A testosterona é um hormônio esteroide, fundamental para o corpo humano, estimula o aumento da musculatura e tecido ósseo, fundamental para o bom funcionamento do comportamento sexual e emocional.
É produzida a partir das células de Leyding em grande quantidade, mas também pode ser obtida através do cortéx adrenal e da conversão da androstenediona, sob o estimulo do LH (Hormônio Luteinizante). O pico de testosterona ocorre no período da manhã, e vai diminuindo conforme o passar do dia.
Durante a adolescência até a juventude, temos uma alta concentração dos níveis hormonais, nessa fase ocorrem além das mudanças fisiológicas no corpo, temos uma janela que facilita a obtenção de massa muscular, diminuição dos níveis de gordura e aumento da força.
Nas mulheres a testosterona depende da biossíntese de glicocorticoide, os ovários e adrenais são os responsáveis pela produção de testosterona nas mulheres, sendo considerada concentração 10 vezes menor que os níveis desse hormônio em homens.
A prática regular de atividade física, especialmente os treinamentos de força, aumentam os níveis de testosterona por conta das mudanças dos volumes plasmáticos.
Estudos indicam que a aplicação de 200mg de enantato de testosterona em indivíduos saudáveis, promove aumento significativo dos níveis de síntese proteica mas, não obteve alterações nos níveis de degradação do tecido muscular e foram observados aumento de imonoreatividade.
A intensidade do exercício e o volume do treino estão relacionadas diretamente na resposta aguda da testosterona, sendo assim praticantes de levantamento de peso tendem a ter níveis mais altos desse hormônio.
O Hormônio do Crescimento (GH), muito utilizado por praticantes de atividade física para ganho de massa muscular, é secretado pela adenohipófise sendo controlada pelos hormônios liberadores, nos casos de GH, o hipotálamo produz GHRH (hormônio liberador de hormônio do crescimento).
Entre suas principais atribuições, o GH atua no estimula ao crescimento linear e regulação do metabolismo, especialmente potencializando a síntese proteica e consequentemente a hipertrofia muscular.
Assim como a Testosterona, o GH pode ter seus níveis aumentados durante a prática de atividade física, dependendo do volume intensidades dos treinos.
Quando se faz exercícios com contrações concêntricas, há um maior estimulo de GH do que em exercícios com contrações excêntricas utilizando uma mesma carga absoluta.
Em treinos de alta intensidade, a secreção desse hormônio tem aumento significativo, em contrapartida em treinos de baixa intensidade não se observa alterações nas secreções.
O aumento da secreção de GH tem interação positiva com o aumento dos níveis de lactato.
Existem diversos suplementos alimentares que auxiliam o aumento dos níveis de Testosterona e GH.
Os pró-hormonais, são substancias que atuam na promoção e estimulo do aumento dos níveis hormonais. Existem pró-hormonais específicos para cada hormônio.
Quando falamos de aumento dos níveis de testosterona, os pró-hormonais que se fazem efetivos nesse processo são Testofen, Turkesterone, Laxosterone, Maca Peruana, Tribullus Terrestres, que além de auxiliar no ganho de massa muscular, previne e trata disfunções sexuais.
Também encontramos produtos que estimulam a secreção do GH, sendo os mais efetivos, Gamma Oryzanol e Gaba, que além do estimula a liberação do GH, atuam potencializando a hipertrofia muscular.
A testosterona e o hormônio do crescimento (GH), são extremamente importantes na regulação de massa muscular, sendo considerados hormônios anabólicos, potencializando a síntese proteica e consequentemente proporcionando ganho de massa muscular e hipertrofia.
Equipe de Nutrição.