A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica cada vez mais comum que atinge mais de 150 mil brasileiros por ano e possui níveis significativos de morbidade e mortalidade. Caracterizada por fortes dores e limitações funcionais, a artrite reumatoide é uma patologia que precisa de atenção especial quando falamos de qualidade de vida.
O diagnóstico precoce da AR (Artrite Reumatoide) é extremamente importante para melhor desenvolvimento do tratamento e melhor prognóstico.
Por ser uma patologia crônica, a artrite não tem cura. Mas existem diversos tratamentos com ótimos resultados que podem melhorar os sinais e sintomas da artrite, proporcionando qualidade de vida para os portadores.
A nutrição tem um papel fundamental no tratamento da artrite reumatoide. Estudos mostram que a alimentação tem uma relação forte com a frequência de dores nos casos de artrite.
Quando falamos de alimentação e nutrição, temos diversas abordagens terapêuticas que podem auxiliar na prevenção e tratamento de várias doenças.
A dieta mediterrânea é uma grande aliada no tratamento de artrite reumatoide, sendo caracterizada por ser uma dieta rica em frutas, hortaliças, cereais integrais, peixes e azeitonas. Essa abordagem nutricional pode ser eficaz na diminuição das taxas de gorduras dos indivíduos com maior adesão à dieta, levando a melhora da capacidade funcional e vital dessas pessoas e proporcionando diminuição da progressão da artrite reumatoide, apresentando menor sensibilidade à dor.
Por ser uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, a alimentação mediterrânea é muito rica em vitaminas e minerais, que são nutrientes que ajudam no combate aos radicais livres, proporcionando melhora dos processos inflamatórios e consequentemente melhora dos sintomas da artrite.
É muito importante manter os níveis de vitamina D adequados, estudos mostram que a vitamina D é um importante nutriente no combate a artrite por seu efeito imunossupressor e de diminuição dos mediadores pró-inflamatórios. A carência nutricional de vitamina D pode desencadear cinco vezes mais risco de desenvolver artrite reumatoide.
Estudos apontam que pacientes com artrite reumatoide possuem Disbiose Intestinal (desequilíbrio da flora intestinal), dificultando a absorção de vitaminas e minerais pelo organismo, causando a carência nutricional desses nutrientes.
Os prebióticos (microrganismos que podemos encontrar em alguns alimentos, principalmente em frutas e leguminosas) e probióticos (microrganismos encontrados em fermentos lácteos, conseguimos obter através de suplementação nutricional ou alimentação) ajudam na prevenção e tratamento da disbiose.
Estudos indicam que os probióticos podem auxiliar na melhora dos sintomas dos portadores da artrite reumatoide.
A alimentação e nutrição na artrite reumatoide é extremamente importante para redução dos sintomas e melhor qualidade de vida.
Existem diversos alimentos que nos ajudam na prevenção e tratamento dessa patologia, é muito importante sempre manter os níveis adequados dos nutrientes no organismo.
Na correria do dia a dia, podemos acabar não conseguindo atingir todos esses níveis de nutrientes provenientes da alimentação, nesses casos a suplementação nutricional se faz extremamente necessária para o fortalecimento e manutenção do sistema imunológico e aumento da qualidade de vida.
Manter hábitos alimentares saudáveis é indicado na prevenção e tratamento de qualquer patologia, é essencial sempre buscar ajuda de um nutricionista no processo de reeducação alimentar ou terapia nutricional e estar sempre com os exames e acompanhamento médico em dia, diminuindo as chances de contrair doenças graves ou o agravamento da patologia pré-existente.
Equipe de Nutrição
Biostévi Pharma